Conhecimentos de Base Recomendados
Gestão
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:. No desenvolvimento da componente teórica com recurso ao método expositivo, complementada com componente prática recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos.
Resultados de Aprendizagem
A distribuição de produtos alimentares, é um dos factores que constitui as vantagens competitivas de um sector. A internacionalização da economia exige por isso que se tenha um cuidado acrescido não só na produção, mas também no serviço que se presta ao consumidor. Esta disciplina foi projectada com o principal objectivo de fornecer o conhecimento necessário a uma boa Gestão estratégica da Cadeia de Distribuição no Sistema Agro-Alimentar. De uma forma sistémica será explorada os principais conceitos associados as cadeias de distribuição, comércio e logística até à forma de gerir o valor da informação na cadeia e como suportar a tomada de decisão ao longo do sistema logístico de qualquer organização. o aluno deverá conhecer os conceitos básicos dos canais de distribuição, os conceitos básicos da logística e os seus atribuitos, as técnicas básicas do merchandising e a sua relação com a produção e compreende o comportamento do consumidor na loja
Programa
Definição e funções da indústria da distribuição alimentar. Tipologia dos canais de distribuição e das fórmulas de venda. Influência da actuação estratégica na estrutura dos canais. Evolução das fórmulas de venda.
Conceito de logística. Logística como área funcional. Integração das actividades logísticas. A Logística, o marketing relacional e outras áreas funcionais. Movimentos colaborativos: QR/CR; ECR e CPFR. Logística e e-fulfilment. Impactos financeiros da logística.
Comercio retalhista e o marketing -mix. Mercado espacial da loja de retalho O potencial económico da zona comercial da loja. A loja e comportamento do comprador. A política de merchandising
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima Martins Lorena de OliveiraMétodos de Avaliação
- - Teste Prático - 50.0%
- - Teste Prático - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARVALHO, J.(1993) Logística comercial. Lisboa: Texto Editora, 1993
ROUSSEAU, J (2008), Manual de Distribuição, Principia, 2008
CARVALHO, J.et al. Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2010, p. 724
INZA, A. (2006), Manual básico de logistica integral. Diaz dos Santos, 2006.
CARVALHO, J. (2004), Logística, Ed Sílabo, 2004
FILSER, M. (1986), Canaux de distribution: description, analyse, gestion, 1.ª Ed.. Paris, Vuibert gestion, 1986
RITSON, C., ALBISU, L.M.(1997), Agro-food marketing. D. I. Cambridge, CAB International e CIHEAM, 1997
CARVALHO, J. DIAS, E. (2004), Estatégias Logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Lisboa: Edicções SÍLABO, 2004
FILSER, M. – Canaux de distr