Logística e Distribuição

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:. No desenvolvimento da componente teórica com recurso ao método expositivo, complementada com componente prática recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos.

Resultados de Aprendizagem

A distribuição de produtos alimentares, é um dos factores que constitui as vantagens competitivas de um sector. A internacionalização da economia exige por isso que se tenha um cuidado acrescido não só na produção, mas também no serviço que se presta ao consumidor. Esta disciplina foi projectada com o principal objectivo de fornecer o conhecimento necessário a uma boa Gestão estratégica da Cadeia de Distribuição no Sistema Agro-Alimentar. De uma forma sistémica será explorada os principais conceitos associados as cadeias de distribuição, comércio e logística até à forma de gerir o valor da informação na cadeia e como suportar a tomada de decisão ao longo do sistema logístico de qualquer organização. o aluno deverá conhecer os conceitos básicos dos canais de distribuição, os conceitos básicos da logística e os seus atribuitos, as técnicas básicas do merchandising e a sua relação com a produção e compreende o comportamento do consumidor na loja

Programa

Definição e funções da indústria da distribuição alimentar. Tipologia dos canais de distribuição e das fórmulas de venda. Influência da actuação estratégica na estrutura dos canais. Evolução das fórmulas de venda.
Conceito de logística. Logística como área funcional. Integração das actividades logísticas. A Logística, o marketing relacional e outras áreas funcionais. Movimentos colaborativos: QR/CR; ECR e CPFR. Logística e e-fulfilment. Impactos financeiros da logística.
Comercio retalhista e o marketing -mix. Mercado espacial da loja de retalho O potencial económico da zona comercial da loja. A loja e comportamento do comprador. A política de merchandising

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Martins Lorena de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
  • - Teste Prático - 50.0%
  • - Teste Prático - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARVALHO, J.(1993) Logística comercial. Lisboa: Texto Editora, 1993

ROUSSEAU, J (2008), Manual de Distribuição, Principia, 2008

CARVALHO, J.et al. Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2010, p. 724

INZA, A. (2006), Manual básico de logistica integral. Diaz dos Santos, 2006.

CARVALHO, J. (2004), Logística, Ed Sílabo, 2004

FILSER, M. (1986), Canaux de distribution: description, analyse, gestion, 1.ª Ed.. Paris, Vuibert gestion, 1986

RITSON, C., ALBISU, L.M.(1997), Agro-food marketing. D. I. Cambridge, CAB International e CIHEAM, 1997

CARVALHO, J. DIAS, E. (2004), Estatégias Logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Lisboa: Edicções SÍLABO, 2004
FILSER, M. – Canaux de distr