Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridos nas UC de Introdução ao Turismo, Economia do Turismo e Produtos do Território.
Métodos de Ensino
Modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na partilha de informação e no incentivo ao espírito crítico. As metodologias de ensino são aulas expositivas, aulas de aplicação prática com resolução de problemas, descoberta guiada, englobando técnicas expositivas, interrogativas, de pesquisa individual e de grupo, de discussão e exercícios de brainstorming e resolução de questões-aula.
A parte prática das aulas engloba exercícios de prova sensorial de soluções de referência, de mostos e de vinhos e de produtos gastronómicos, para aquisição de experiência, memória sensorial e de competências técnicas e práticas. Havendo recursos disponíveis, pretende-se que seja realizada, pelo menos, uma visita de estudo a locais ou eventos relacionados com o âmbito da UC.
Resultados de Aprendizagem
O1 – Reconhecer a alimentação humana e os alimentos em toda a sua complexidade e evolução ao longo da História.
O2 – Explicar o conceito de enogastronomia.
O3 – Explicar a relação entre gastronomia-turismo-vinhos.
O4 – Reconhecer os principais processos de produção de diferentes tipos de vinho.
O5 – Utilizar terminologia técnica na degustação de vinho e produtos gastronómicos.
O6 – Reconhecer os princípios de harmonização entre vinhos e gastronomia.
Programa
Etiologia multifatorial e multidimensional da alimentação humana.
Conceitos de turismo gastronómico, enoturismo e classificação de enoturistas.
Identificação de rotas do vinho e a sua importância no desenvolvimento local.
Confrarias enogastronómicas em Portugal.
Festivais e eventos enogastronómicos.
Caracterização de diferentes castas, regiões vitivinícolas nacionais e tipos de vinho.
Principais diferenças nos processos de produção dos diversos tipos de vinho.
Relação entre o vinho e a saúde: evidências científicas.
Iniciação à degustação de vinhos: técnicas de prova e materiais utilizados.
Terminologia técnica aplicada à avaliação sensorial de vinhos e produtos gastronómicos.
Princípios gerais de harmonização entre gastronomia e vinhos.
Exercícios práticos de provas e de harmonização.
Construção de cartas de vinhos e gestão de garrafeira.
Novas tendências em enogastronomia.
Docente(s) responsável(eis)
Goreti Maria dos Anjos BotelhoMétodos de Avaliação
- - Unidade 2 - 70.0%
- - Unidade 1 - 30.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cardoso, A.D. O Vinho – da uva à garrafa. Âncora Editora, 2007.
Flandrin JL., Montanari M., 2008. História da alimentação. Vol. 1. Dos primórdios à Idade Média. Ed. Terramar
Fletcher J., 2006. Cheese & Wine. A guide to selecting, pairing and enjoying. California: Chronicle Books.
Franco J.E., Braga I.D., 2023. História Global da Alimentação Portuguesa. Bertrand Ed. Lda.
Guedes P. FIZZIOLOGIA – Elaboração de vinhos espumantes segundo o método clássico. Quântica Editora – Conteúdos Especializados Lda., 2021.
Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Anuário 2022: Vinhos e Aguardentes de Portugal. Lisboa. Disponível em: https://www.ivv.gov.pt/np4/Anuário
Jackson R.S. 2017. Wine Tasting: A Professional Handbook. Third Edition. Academic Press Inc.
Laloganes JP 2010. The essentials of wine with food-pairing techniques. New Jersey: Pearson Education, Inc.
Loureiro V, Ferreira MM 2019. O vinho sentido. Sem descrever aromas ou atribuir pontuações. Lisboa: Plátano Editora.
Singaravélou P, Venayre S, 2024. A Mercearia do Mundo. A globalização através dos produtos alimentares, do século XVIII aos nossos dias. Quetzal Editores.