Química-Física

Conhecimentos de Base Recomendados

Física, Química e Inglês

Métodos de Ensino

Apresentação de conceitos e de casos de estudo. Resolução de questões. Realização de apresentações, trabalhos, relatórios, fichas e trabalhos laboratoriais.

Resultados de Aprendizagem

Após frequentar a unidade curricular de Química-Física espera-se que os resultados de aprendizagem sejam:
– Definir equilíbrio químico e escrever a expressão da constante de equilíbrio.
– Prever o sentido de uma reação de equilíbrio com base no Princípio de Le Chatelier e com base no quociente de reação.
– Determinar a composição de um sistema em equilíbrio químico.
– Identificar os pares ácido-base conjugado numa reação química.
– Reconhecer a força dos ácidos e bases por meio de suas constantes de equilíbrio Ka e Kb, respetivamente.
– Determinar a composição e calcular o pH de soluções de ácidos e bases fortes, de ácidos e bases fracas, de sais ácidos ou básicos e de soluções tampão.
– Preparar soluções e realizar titulações potenciométricas de ácido-base.
– Determinar a composição de soluções de sais pouco solúveis.
– Determinar a solubilidade de sais pouco solúveis em sistemas aquosos saturados.
– Definir oxidação e redução
– Determinar o número de oxidação dos elementos de uma reação química
– Acertar reações de oxidação-redução
– Representar esquematicamente uma célula voltaica a partir das equações redox acertadas e determinar o fluxo de electrões.
– Compreender a 1ª Lei da Termodinâmica, relacionando calor, trabalho e energia
– Distinguir energia e entalpia
– Determinar o calor de reação a partir de valores de entalpia de formação
– Compreender o conceito de velocidade de reação
– Definir catálise e identificar catálise heterogénea, homogénea e enzimática
– Determinar como a catálise influencia as reações químicas
– Compreender e distinguir diferentes mecanismos reacionais.

Programa

Equilíbrio químico.
Equilíbrio ácido-base, soluções tampão e titulações ácido-base (Laboratório). Equilíbrio de solubilidade.
Reações oxidação-redução
Termodinâmica: 1ª lei da Termodinâmica
Velocidade de reações químicas e catálise
Mecanismos de reação

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Simões de Jesus Rocha

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame Teórico-Prático: 65%; Exame Prático: 35%. - 100.0%
. Avaliação periódica
  • - 1.º Teste: 32,5%; 2.º Teste: 32,5%; Média aritmética das classificações dos trabalhos: 35%. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Goldsby, K. & Chang, R. (2013). Química (11.ª ed). McGraw-Hill.
– Madivate, C., Manhique, A., Júnior, P. M., Muiambo, H. & Sitoe, A. (2014). Química Geral e Inorgânica – Exercícios. Escolar Editora
– Madivate, C., Manhique, A., Júnior, P. M., Muiambo, H. & Sitoe, A. (2014). Química Geral e Inorgânica – Teoria. Escolar Editora