Conhecimentos de Base Recomendados
As unidades curriculares do plano curricular de Bioengenharia de semestres anteriores mais relevantes para a compreensão dos conteúdos de Laboratórios de Tecnologias Ambientais são: Introdução à Bioengenharia, Química, Microbiologia e Poluição da Água e Tratamento de Efluentes Líquidos.
Métodos de Ensino
A unidade curricular é de avaliação contínua.
Durante a aula experimental cada grupo é analisado tendo em consideração aspetos como: o comportamento, a responsabilidade, o funcionamento em equipa, o cumprimento das regras do laboratório e da disciplina, o desempenho/coordenação demonstrado na realização do trabalho, a utilização com aproveitamento do tempo da aula e a necessária preparação teórica para a realização experimental. No final da aula, os resultados obtidos são entregues ao docente. A avaliação de cada trabalho tem em consideração os parâmetros relativos à componente experimental, a qualidade dos resultados obtidos e a apreciação do relatório e sua discussão.
Todas as aulas práticas funcionarão em regime presencial, podendo as aulas de discussão dos relatórios e de apresentações orais decorrer de forma remota.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos que frequentam esta unidade curricular possam:
• desenvolver a capacidade de preparar e programar experiências a realizar;
• analisar e criticar os resultados experimentais obtidos;
• desenvolver a capacidade para trabalhar em grupo;
• aplicar os conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares de tratabilidade de efluentes da licenciatura,
• contactar, em ambiente laboratorial, com algumas tecnologias de tratamento de efluentes líquidos;
• aprofundar e integrar os conhecimentos adquiridos através da pesquisa orientada para o dimensionamento de um sistema de tratamento aplicado a um caso concreto e à implementação de um trabalho experimental;
• desenvolver a capacidade de comunicar, expor e discutir os resultados obtidos no trabalho desenvolvido.
Programa
1. Caracterização de efluentes industriais;
2. Sistemas biológicos de tratamento de efluentes;
3. Sistemas físico-químico de tratamento de efluentes;
Nas aulas laboratoriais os alunos montam um piloto que permitirá estudar o tratamento de um efluente industrial num reator do tipo MBBR – “Moving Bed Biofilm Reactor” (Reator Biológico de Leito Móvel). Estudam, ainda, o tratamento físico-químico e por electrocoagulação de um efluente industrial. Na execução dos trabalhos realizam diversas análises de caracterização dos efluentes e adequam as condições de operação dos reatores de forma a otimizar a eficiência do tratamento.
Docente(s) responsável(eis)
Luis Miguel Moura Neves de CastroEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Clesceri, L. S., Greenberg, A. E., & Eaton, A. D. (Eds.). (2022). Standard methods for the examination of water and wastewater (24th ed.). American Public Health Association. ISBN: 9780875532998.
Droste, R. L. (1997). Theory and practice of water and wastewater treatment. John Wiley. ISBN: 0 471-12444-3.
Eckenfelder, W. W. (Ed.). (1992). Activated sludge process design and control: Theory and practice. Technomic Publishing. ISBN:87762-889-0.
Grady, C. P. L., Jr., Daigger, G. T., & Lim, H. C. (1999). Biological wastewater treatment (2nd ed.). Marcel Dekker. ISBN: 0-8247-8919-9.
Hammer, M. J., & Hammer, M. J., Jr. (1996). Water and wastewater technology (3rd ed.). Prentice Hall. ISBN: 0-13-205626-7.
Metcalf & Eddy, Inc. (Eds.). (2017). Wastewater engineering: Treatment and reuse (4th ed.). McGraw-Hill. ISBN: 978-0070495395.