Métodos de Apoio à Decisão

Conhecimentos de Base Recomendados

Alguns conhecimentos de Programação Matemática.

Métodos de Ensino

O método de ensino é inicialmente expositivo, nas partes teóricas, e depois prossegue com a resolução de exercícios pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Apresentar as potencialidades dos métodos de apoio à decisão lineares, não lineares e estocásticos no contexto do Controlo, da Investigação Operacional e da Gestão, dando-se especial relevo à formulação e resolução de problemas de decisão no âmbito da Engenharia e Gestão Industrial e a instrumentos particularmente úteis para obter boas soluções.

Programa

I-Modelos deterministas 1. Formulação e desenvolvimento do modelo. Modelos baseados na programação linear. Análise de sensibilidade. Análise de grandes variações. Modelos baseados em programação inteira. 2. Otimização em redes: alguns modelos e algoritmos. 3. Modelos não lineares. Formulação de problemas. Otimização sem restrições a uma ou mais variáveis. Condições de KKT para otimização não linear com restrições. Programação quadrática, separável, convexa, não-convexa.

II-Modelos não deterministas 1.Teoria da decisão. Métodos não-probabilísticos e probabilísticos. Critérios de decisão na incerteza. Valor da informação. Utilidade, indiferença e risco. Prémio de risco. Critérios de decisão com risco. 2. Modelos de filas de espera.

III-Árvores de Decisão Nós de decisão, alternativas e estados. Seleção, qualificação e valoração de alternativas. A análise de Bayes na estimativa de probabilidades. Valor da informação. Análise de sensibilidade. Planos de contingência. Teoria da utilidade

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Céu Lourenço Marques

Métodos de Avaliação

Avaliação distribuída
  • - Trabalho (com relatório escrito e apresentação oral) - 30.0%
  • - Teste (teórico-prático escrito) - 70.0%
Avaliação por exame
  • - Exame (escrito) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

Hillier, F.S. & Lieberman, G. J. (2021). Introduction to Operations Research (11ª ed.). New York: McGraw Hill

Marques, M. (2021). Apontamentos e exercícios de apoio às aulas. ISEC (disponível na plataforma académica InforEstudante)

Bibliografia complementar:

Antunes, C. H. & Tavares, L.T. (Coord.) (2000). Casos de Aplicação da Investigação Operacional. Portugal: McGraw-Hill

Tavares, L.V., Oliveira, R. C., Themido, I. H. & Correia, F.N. (1996). Investigação Operacional. Portugal: McGraw Hill