Microcredenciação em Ensaios Clínicos

Objetivos do Curso

Os estudos clínicos constituem uma das principais áreas estratégicas de desenvolvimento da Saúde em Portugal. Colocar Portugal entre os países mais atrativos para a condução de estudos clínicos na União Europeia, aumentando o valor criado para os doentes, para o sistema de saúde, para a academia e para a sociedade, é a visão assumida pelo Governo português para a área da investigação clínica (Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2018).
Atualmente as formações base na área da saúde não comtemplam este tipo de competências, sendo estas formações complementares a sua forma de aquisição.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se à matrícula e inscrição os licenciados em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas, outros Licenciados da área da Saúde.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Objetivos gerais
O curso tem como objetivo dotar os profissionais de saúde de conhecimentos e competências no âmbito dos aspetos éticos, regulamentares e metodológicos pertinentes à conceção, implementação e condução de ensaios clínicos em Portugal. Objetivos específicos No final do curso, o formando será capaz de:
1. Reconhecer os conceitos fundamentais dos ensaios clínicos, incluindo os contextos histórico, ético e regulamentar.
2. Identificar os vários tipos e fases de ensaios clínicos pertinentes para o desenvolvimento de medicamentos.
3. Interpretar o enquadramento regulamentar e legal aplicável aos ensaios clínicos em Portugal e na Europa.
4. Reconhecer os princípios das Boas Práticas Clínicas.
5. Descrever as componentes associadas à conceção de um ensaio clínico, como objetivo, desenho e população do estudo, intervenção e avaliação de eficácia e segurança.
6. Descrever o processo de submissão e aprovação de ensaios clínicos em Portugal.

Pertinência: Programa concebido para transmitir conhecimentos fundamentais sobre ensaios clínicos, incluindo, requisitos éticos e regulamentares. O programa enfatiza o enquadramento regulamentar europeu com particular incidência no contexto português, recorrendo às orientações de Boas Práticas Clínicas (BPC) para assegurar o alinhamento com as normas internacionalmente reconhecidas. Através de aulas teóricas, estudos de caso e exercícios práticos, os participantes irão adquirir as competências necessárias para a condução de ensaios clínicos que cumpram as normas éticas e regulamentares, salvaguardando os direitos e bem-estar dos participantes e a integridade dos dados.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Ensaios Clínicos 41005644 2 Anual S