Perguntas Frequentes

| ESTUDANTES |

Quem se pode candidatar à mobilidade ERASMUS?

Podem-se candidatar à mobilidade ERASMUS os estudantes:
A- Que estejam a frequentar a 2ª matrícula de uma Licenciatura ou CTESP (no decurso da mobilidade de estudos);
B- Que estejam a frequentar Mestrado;
C- Recém-Diplomados, durante o primeiro ano em que foram diplomados - somente para mobilidade de estágio (SMT).

 

Qual a duração mínima e máxima da mobilidade?

Para mobilidades de estudos, a duração mínima é de 3 meses e a duração máxima é de 12 meses.

Para a mobilidades de estágio a duração mínima é de 2 meses e a duração máxima é de 12 meses.

Para recém-diplomados, podem realizar um estágio Erasmus, por um período máximo de 12 meses do ciclo durante o qual se candidatam ao estágio.

 

 

Qual o limite mínimo e máximo de ECTS que posso realizar em mobilidade?

Não existe limites de ECTS estabelecidos, porém recomenda-se que verifiques com a tua unidade orgânica, contactando os Serviços Académicos desta mesma para mais informações.

 

Tenho de ter conhecimentos linguísticos da língua do país da mobilidade?

Não, não é necessário ter conhecimentos linguísticos na língua do país de acolhimento, porém, é necessário ter uma capacidade básica em inglês, de forma a poderes comunicar mais facilmente (B1 - terceiro nível de inglês). Contudo, a mobilidade irá dar-te a oportunidade de aprenderes e adquirires conhecimentos básicos na língua do país da mobilidade, bem como conheceres mais sobre a sua cultura.

 

Como me posso candidatar a ERASMUS?

Podes obter qualquer esclarecimento contactando o Gabinete de Relações Internacionais da tua escola.

 

Quando e como sei se fui selecionado(a)?

A tua Unidade Orgânica de Ensino (UOE) irá disponibilizar uma lista completa de todos os estudantes que se candidataram à mobilidade. Este documento deve apresentar o resultado da candidatura, bem como eventuais comentários sobre as candidaturas apresentadas. Este documento será disponibilizado na página de internet da respetiva UO e afixado fisicamente no estabelecimento de ensino, sendo também enviado ao GRI dos Serviços Centrais.

 

Que critérios de seleção são aplicados?

Os critérios de seleção são da responsabilidade da Unidade Orgânica ao qual pertences, porém recomendam-se os seguintes critérios para fins de esclarecimento:

1. O mérito académico;

2. A situação económico-financeira;

3. A motivação do estudante;

4. Nível de conhecimento em Inglês.

 

Quais as datas mais importantes da mobilidade?

De 01 de janeiro a 15 de fevereiro

Prazo das Pré-Candidaturas

De 15 de fevereiro a 28 de fevereiro

Seriação e Colocação

01 a 15 de março

Prazo para a alteração de destino

Até 1 de maio

Candidatura para o ano letivo e 1º Semestre*

Até 30 de setembro

Candidatura para o 2º Semestre*

*Nota: Se a data de instituição de acolhimento for anterior a esta data, a candidatura deve obedecer aos prazos definidos pelo parceiro.

 

Pago propinas na Instituição de acolhimento estrangeira? Onde devo proceder ao pagamento?

Os estudantes e recém-diplomados, tanto em mobilidade de estudos como em estágio, estão isentos do pagamento de propinas na Instituição de acolhimento estrangeira, contudo, este pagamento deve ser efetuado à tua UO (ISCAC, ESEC, ESAC...) tal como o fizeste nos semestres anteriores.

 

Devo efetuar a matrícula no início do ano?

Sim, mas sempre na Unidade Orgânica de origem.

 

Quem trata do alojamento de mobilidade?

O próprio estudante será responsável pelo seu alojamento no país de acolhimento.

 

Quais os montantes das bolsas de mobilidade?

Os montantes das bolsas são atribuídos pela AN para cada ano de ERASMUS.
O montante depende do país de destino e aumenta ou diminui consoante o nível de vida deste país. Atualmente existem três categorias que dividem os países da União Europeia. (referência à pagina “Bolsas de Mobilidade” – Link)

 

Como se efetua o pagamento bolsa de mobilidade?

O IPC efetua o pagamento por transferência bancária em dois montantes;
- O 1º montante, que consiste em 90% do valor total da bolsa, é transferido antes do início da mobilidade.

- O 2º montante, que consiste em 10% do valor total da bolsa, é pago após a receção dos documentos comprovativos da realização da mobilidade, certificado de estadia, da transcrição de notas e recibo e confirmação de submissão do relatório na Mtool+.

O pagamento deverá ocorrer dentro dos prazos fixados, salvo em situações excecionais.

 

Posso candidatar-me a outra assistência económica para além da bolsa de mobilidade?

Sim, poderás informar-te na tua Instituição de Ensino sobre a existência destes tipos de bolsa e das suas condições de elegibilidade para a submissão das candidaturas. Deverás informar o Gabinete de Relações Internacionais da UO, caso queiras aderir a esta assistência adicional.

 

Se eu for bolseiro, continuarei a receber conjuntamente com as de estudo?

Sim.

 

Como terei reconhecimento académico pelo meu período de mobilidade?

De acordo com o contrato de estudos, o reconhecimento e a validação das unidades curriculares efetuadas na Instituição de acolhimento são assegurados pela respetiva Instituição de ensino. Este reconhecimento é efetuado após a receção do Transcript of Records/Traineeship Certificate emitido pela Instituição de Acolhimento, depois os serviços académicos das Unidades Orgânicas emitem um documento comprovativo do reconhecimento.

 

Ainda posso fazer Mobilidade no Reino Unido após o Brexit?

As novas diretivas da Agência Europeia impedem que sejam realizadas novas mobilidades (SMS, SMT, STA, STT) no Reino Unido para além da data de Janeiro de 2019.

 

É possível fazer mobilidade fora da Europa?

Sim, o IPC celebra vários acordos internacionais com outros países fora da Europa. Para isto deverás contactar o Gabinete de Relações Internacionais ou avançar para a nossa página de Acordos Internacionais para selecionar o país para o qual queres fazer a tua mobilidade.

 

Em caso de desistência o que posso fazer?

Em caso de desistência deves informar o Gabinete de Relações Internacionais da tua Unidade Orgânica de Ensino explicando o sucedido no prazo máximo de 1 semana a contar da data em que ocorreu o acontecimento. Sendo assim, ser-te-á solicitado a devolução do montante recebido da Bolsa de Mobilidade na sua totalidade.

Em casos de força maior  poderás devolver apenas parte do montante da Bolsa de Mobilidade.

Casos de desistência  de força maior são avaliados pela Agência Nacional (AN).

Durante a candidatura à mobilidade, poderás desistir, se assim o desejares, a qualquer altura durante o processo.