Saúde, Ambiente e Consumo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A abordagem científica de conceitos são feitas mediante: recolha, sistematização e apresentação de informação; apreciação e debate de artigos científicos, filmes,…; discussão e reflexão sobre situações problemáticas do quotidiano. Incentiva-se o intercâmbio com outras Instituições, motivando o reconhecimento de práticas de promoção da saúde, de educação para o ambiente e para o consumo. Promove-se a produção de materiais educativos. Está prevista a Orientação Tutorial. Na avaliação contínua, considera-se o desempenho individual em aula, nomeadamente, através da assiduidade, pontualidade, motivação e participação dos/as alunos/as (20%); elaboração de documentos (40%) e apresentação de comunicações orais (40%), nos quais é valorizada a estrutura e organização da informação, adequação aos objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica e valorização da atitude crítica. Avaliação por exame (100%) – prova escrita e/ou oral.

Resultados de Aprendizagem

Pesquisar, interpretar e discutir documentos de base científica
Compreender e estabelecer interligações entre Saúde – Ambiente – Consumo.
Assumir e exprimir posições fundamentadas nos domínios da Saúde, Ambiente e Consumo.
Reconhecer a importância do ambiente na qualidade de vida individual e coletiva.
Argumentar, com base em evidências científicas, a influência de fatores diversos na saúde individual e coletiva.
Questionar, pesquisar e resolver problemas suscitados por questões do quotidiano.
Reconhecer o papel da Escola, e das suas práticas, ao nível da saúde, ambiente e consumo, na promoção da Saúde e na melhoria da Qualidade de Vida.

Programa

Educação para a Saúde, Ambiente e Consumo: sua importância e pertinência no currículo de formação de profissionais de educação e na formação de cidadãos/ãs.
Conceito(s) de Saúde, Ambiente e Consumo e outras noções de base.
Principais fatores condicionantes da Saúde individual e coletiva.
Comportamentos favoráveis / desfavoráveis à Saúde.
Ambiente e qualidade de vida.
Escola: local de promoção de Saúde e Qualidade de Vida.
Prática(s) de Educação para a Saúde, Ambiente e Consumo em contexto escolar

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação de comunicações orais - 40.0%
  • - Elaboração de documentos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Esteves, A, Barbosa, A., Madeira, E., Barbosa, G., Oliveira, J Cardoso J., Coelho, S., Neves, L., & Gonçalves, T. (2018). Global Schools. Propostas de Integração Curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB. ESE-IPVC
ME-DGE. (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. ME-DGE.
Nousheen, A., Zai, S., Waseem, M., & Ali Khan, S., (2020). Education for sustainable development (ESD): Effects of sustainability education on pre-service teachers’ attitude towards sustainable development (SD). Journal of Cleaner Production, 250: 119537.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO
UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review