O Presidente do Politécnico de Coimbra é o órgão superior de governo e de representação externa da instituição. É também o órgão de condução da política da instituição e preside ao Conselho de Gestão e ao Senado. O Presidente é eleito pelo Conselho Geral, nos termos do Estatuto.
O Presidente dirige e representa o Politécnico de Coimbra, incumbindo-lhe, designadamente:
– Elaborar e apresentar ao Conselho Geral as propostas de: Plano estratégico de médio prazo e plano de ação para o quadriénio do seu mandato; Linhas gerais de orientação da instituição no plano científico e pedagógico; Plano e relatório anuais de atividades; Orçamento e contas anuais consolidados, acompanhadas do parecer do fiscal único; Aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição e de operações de crédito, ficando obrigatoriamente estas propostas sujeitas ao parecer prévio das unidades orgânicas relativamente ao património afeto às mesmas; Criação, transformação ou extinção de unidades orgânicas, ouvido o Conselho Consultivo; Propinas devidas pelos estudantes.
– Aprovar a criação, suspensão e extinção de cursos mediante proposta das unidades orgânicas, nos termos da lei;
– Aprovar os valores máximos de novas admissões e de inscrições, mediante proposta do Conselho de Gestão;
– Superintender na gestão académica, decidindo, designadamente, quanto à abertura de concursos, à nomeação e contratação de pessoal, a qualquer título, à designação dos júris de concursos e de provas académicas e ao sistema e regulamentos de avaliação de docentes e discentes, mediante proposta da escola;
– Orientar e superintender na gestão administrativa e financeira da instituição, assegurando a eficiência no emprego dos seus meios e recursos;
– Atribuir apoios aos estudantes no quadro da ação social escolar, nos termos da lei;
– Aprovar a concessão de títulos ou distinções honoríficas mediante parecer favorável do conselho geral ou, no caso de distinções de carácter científico, dos Conselhos Técnico-Científicos das escolas com atividade de ensino principal nessa área científica;
– Instituir prémios escolares depois de parecer favorável do Conselho Geral;
– Homologar as eleições e designações dos membros dos órgãos de gestão das unidades orgânicas com órgãos de governo próprio, só o podendo recusar com base em ilegalidade, e dar-lhes posse;
– Nomear e exonerar, nos termos da lei e dos estatutos, os dirigentes das unidades orgânicas sem órgãos de governo próprio;
– Nomear e exonerar, nos termos da lei e dos estatutos, o administrador e os dirigentes dos serviços da instituição;
– Exercer o poder disciplinar, em conformidade com o disposto na lei, em relação aos funcionários e estudantes das unidades orgânicas sem autonomia de gestão e aos funcionários dos serviços da presidência;
– Assegurar o cumprimento das deliberações tomadas pelos órgãos colegiais da instituição;
– Homologar os estatutos das unidades orgânicas e aprovar os regulamentos previstos na lei e nos estatutos, sem prejuízo do poder regulamentar das unidades orgânicas, no âmbito das suas competências próprias;
– Velar pela observância das leis, dos estatutos e dos regulamentos;
– Propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição;
– Desempenhar as demais funções previstas na lei e nos estatutos;
– Comunicar ao ministro da tutela todos os dados necessários ao exercício desta, designadamente os planos e orçamentos e os relatórios de atividades e contas;
– Tomar as medidas necessárias à garantia da qualidade do ensino e da investigação na instituição e nas suas unidades orgânicas;
– Representar a instituição em juízo ou fora dele.
– Cabem, ainda, ao Presidente todas as competências que por lei ou pelos estatutos não sejam atribuídas a outros órgãos da instituição.
– O Presidente pode, nos termos da lei e dos estatutos, delegar nos Vice-presidentes e nos órgãos de gestão da instituição ou das suas unidades orgânicas outras competências que se revelem necessárias a uma gestão mais eficiente.
Equipa presidencial:
Presidente
Cândida Malça
Vice-presidente para a Investigação, Inovação e Transferência de Conhecimento
Ana Cristina Araújo Veloso
Vice-presidente para a Gestão dos Recursos Humanos, do Planeamento, Qualidade e Auditoria
Cristina Isabel Cabral Galhano
Vice-presidente para a Gestão Académica, Inovação Pedagógica, Internacionalização, Comunicação Institucional e Gestão das Infraestruturas Tecnológicas e de Comunicação
Sofia de Lurdes Rosas da Silva
Vice-presidente para o Património e Infraestruturas
Rui Manuel Pires Amaro
Administrador IPC
Jorge Manuel Vieira Moreira
Chefe de Gabinete
Ana Cristina Summavielle Mendes de Abreu
Pró-presidente para a Promoção da Saúde e Bem-Estar
Hélder Gonçalves Fernandes dos Santos
Pró-presidente para a Gestão do Planeamento, Qualidade e Auditoria
Maria Georgina da Costa Tamborino Morais
Pró-presidente para a Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Eficiência Energética
Marta Alexandra dos Reis Lopes
Pró-presidente para a Internacionalização
Rui Manuel Machado da Costa