Objetivos do Curso
O curso de Arte e Design, cuja matriz se inscreve na vocação do ensino politécnico, assume o seguinte perfil de objetivos gerais que, pela sua transversalidade, pretendem conciliar a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências através de uma formação geral em diferentes domínios da Arte e do Design:
a) Oferecer uma formação básica e uma formação específica nas diferentes áreas disciplinares da Arte e do Design, suportadas pelas suas teorias e a metodologia do projeto, articulando o saber pensar e o saber fazer, numa época marcada por mutações que colocam o profissional perante a frequente necessidade de responder a situações e a propor soluções não-standard;
b) Oferecer formação geral e uma formação vocacional, com carácter opcional;
c) Combinar uma formação teórica e prática consistente e atualizada capaz de responder às mutações atuais nos campos da arte e da tecnologia, por sua vez apoiada em práticas multidisciplinares orientadas para a criação e a inovação – desígnio que pretende articular as formações básica e específica com as competências exigidas ao exercício profissional nas áreas da arte e do design em relação aos problemas e desafios da sociedade contemporânea: as mudanças tecnológicas e os processos de trabalhos, as práticas multidisciplinares e o trabalho em equipa, a criação e a inovação, o desenvolvimento de espaços e objetos para uma arte e design sustentáveis, respeitando o ambiente pela valorização das estratégias de qualificação ecológica dos espaços;
d) Articular a formação básica e específica com as diferentes competências profissionais, no âmbito das saídas profissionais nas áreas da arte e do design, promovendo a inserção profissional dos diplomados e uma atitude de abertura face aos projetos de autoformação e de formação ao longo da vida.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO:
[03 – Desenho] ou [10 – Geometria Descritiva] ou [12 – Hist. da Cultura e das Artes]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 071 – design de Comunicação (DL 74/2004) 072 – Design de Produção (DL 74/2004) 073 – Produção artística (DL 74/2004) 604 – Cursos da Via profissionalizante do 12º Ano (Todos) G70 – Escola Secundária António Arroio – Cursos do Decreto Lei nº 286/89 G71 – Escola Secundária Soares dos Reis – Cursos do Decreto Lei nº 286/89 G79 – Instituto das Artes e Imagem – Curso do Decreto Lei nº 286/89 G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
O curso oferece uma formação generalista nos domínios da arte e do design, conducente à formação de profissionais que poderão agir enquanto:
Artistas plásticos/Criadores de arte contemporânea
Cenógrafos/Animadores visuais
Ilustradores
Designers Gráficos
Designers de Equipamento
Designers Industriais
Designers de Espaços/Ambientes
Organizadores de exposições e eventos culturais
Artistas Multimédia
Consultores em arte e design
Técnicos superiores em câmaras municipais
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Consolidar competências baseadas na reflexão crítica, visando a construção de conhecimento numa perspetiva interdisciplinar centrada na Arte e no Design.
Adoptar novas linguagens, mobilizadoras de novas perspetivas de diálogo entre as obras de Arte e de Design contemporâneas.
Favorecer a integração de novas formas de interação e aquisição de saberes, a partir de ecologias relacionais que privilegiem o aprofundamento conceptual.
Valorizar a implementação de estudos avançados de conceção e projetação, tendo por referência processos autónomos de inovação e criação contemporâneas em contextos físicos, sociais e culturais diferenciados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Arte e Design dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Artes Plásticas I | 20042378 | 6 | 1 |
Desenho I | 20042367 | 6 | 1 |
Design I | 20042389 | 6 | 1 |
Sistemas de Representação Técnica | 20042395 | 6 | 1 |
Teoria da Arte | 20042404 | 3 | 1 |
Teoria do Design | 20042410 | 3 | 1 |
Artes Plásticas II | 20042432 | 6 | 2 |
Desenho II | 20042421 | 3 | 2 |
Design II | 20042443 | 6 | 2 |
Fotografia | 20042468 | 6 | 2 |
História da Arte e do Design | 20042479 | 3 | 2 |
Modelação Digital | 20042457 | 6 | 2 |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Animação 3D | 20042515 | 6 | 1 |
Artes Plásticas III | 20042496 | 6 | 1 |
Desenho III | 20042485 | 3 | 1 |
Design III | 20042509 | 6 | 1 |
Modelos e Protótipos | 20042537 | 3 | 1 |
Videoarte | 20042526 | 3 | 1 |
Estética da Arte e do Design | 20042580 | 3 | 2 |
Ilustração | 20042574 | 6 | 2 |
Materiais e Técnicas de Produção | 20042563 | 3 | 2 |
Oficina de Artes Plásticas | 20042548 | 6 | 2 |
Oficina de Design | 20042552 | 6 | 2 |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Estudos de Arte | 20042605 | 3 | 1 |
Estudos de Design | 20042627 | 3 | 1 |
Metodologias e Técnicas de Pesquisa em Arte e Design | 20042638 | 3 | 1 |
Projeto de Arte | 20042591 | 6 | 1 |
Projeto de Design | 20042616 | 6 | 1 |
Projeto de Arte e Design | 20042649 | 18 | 2 |
Seminário de Inserção Profissional | 20042651 | 12 | 2 |