Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB, visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem ser admitidos/as no mestrado os/as candidatos/as titulares de licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os/as candidatos/as deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL. O acesso faz-se também conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230, de acordo com o Dec. Lei. nº 79/2014 de 14 de maio (mestrados profissionalizantes).

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º/2º CEB (CN/M) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem:
– Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º/2ºCEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade;
– Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º /2ºCEB (CN/M), e a capacidade para promover a
sua articulação interdisciplinar;
– Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à
idade das crianças;
– Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se
inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede;
– Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Prática Educativa I 21001848 24 Anual
Prática Educativa I 20036054 24 Anual
Estudo do Meio 20002551 6 1º S
Matemática I 21001874 3 1º S
Matemática I 20012719 3 1º S
Português 20012618 3 1º S
Projeto de Arte e Expressões 20009227 6 1º S
Didática da Matemática I 20012905 3 2º S
Didática do Estudo do Meio 20002458 3 2º S
Didática do Português 20028283 3 2º S
Seminário Interdisciplinar 20036007 9 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Prática Educativa II 21001852 24 Anual
Prática Educativa II 20036082 24 Anual
Ciências Experimentais 20005362 6 1º S
Matemática II 20012753 9 1º S
Metodologia de Investigação em Educação 20000625 3 1º S
Didática da Matemática II 20012927 6 2º S
Didática das Ciências Experimentais 20005409 6 2º S
Organização e Gestão Educacional 20028338 3 2º S
Opção (2º ano - 2º Semestre)
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicação e Animação de Grupos 20028437 3 2º S
Deontologia Profissional 20028373 3 2º S
Educação Especial 20028723 3 2º S
Problemas de Comportamento 20028474 3 2º S
Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação 20028701 3 2º S