Psicologia do Envelhecimento

Os conteúdos programáticos são apresentados, desenvolvidos e analisados em sessões centradas no desenvolvimento de atividades de análise e reflexão crítica sobre problemas ligados à Psicologia do Envelhecimento. A exposição, as questões de reflexão, os trabalhos e a dinâmica de grupos, bem como a análise e exposição de pequenos textos são algumas das estratégias adotadas.

A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC. Os/as estudantes escolhem uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame.

A avaliação contínua contempla

-Teste individual (60% da nota final)

– Apresentação oral e escrita de um trabalho de grupo (30% da nota final)

– Realização de tarefas propostas na aula (10% da nota final).

A avaliação por exame consta de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.

Conhecer os processos psicológicos normais de envelhecimento nos domínios cognitivo e psicossocial;
Compreender o impacto, na vida da pessoa idosa, das mudanças ao nível do funcionamento psicológico;
Ser capaz de vir a utilizar e aplicar, na futura prática profissional, os conhecimentos relativos aos processos psicossociais de envelhecimento, bem como as estratégias de intervenção aprendidas. A unidade curricular Psicologia do Envelhecimento procura que os/as estudantes da licenciatura em Gerontologia Social conheçam as etapas e processos de desenvolvimento psicológico na idade adulta avançada. Assim, pretende-se que os/as estudantes atinjam os seguintes objetivos:
Conhecer os processos psicológicos normais de

– Introdução

1.            Objeto e objetivos da Psicologia do Desenvolvimento entendida na perspetiva do Ciclo Vital.

2.            A abordagem ecológica do desenvolvimento humano.

3.            Conceitos introdutórios relativos ao desenvolvimento na idade adulta.

II – Desenvolvimento na Velhice

1.            Características e processos de envelhecimento nos domínios cognitivo e    psicossocial.

2.            Mudanças e / ou estabilidade das funções psicológicas.

III – Envelhecimento bem-sucedido

1.            Modelos de envelhecimento e de envelhecimento bem sucedido.

2.            Estratégias de intervenção.

IV – Questões relacionadas com o envelhecimento (temas opcionais)

1.            Mitos e Preconceitos acerca do Envelhecimento.

2.            Representações e Vivências da Menopausa.

3.            A Sabedoria.

4.            Psicologia Positiva e Envelhecimento.

5.            Lidar com…

a.            A Aposentação.

b.            A(s) Doença(s) Crónica(s) na Idade Adulta Avançada.

c.            O Stress do Cuidador.

d.            A Perda e o Luto.

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

BALTES, M. M. & BALTES, P. B. (2014). The Psychology of control and aging. New York: Psychology Press.

BARROS de OLIVEIRA, J. H. (2010). Psicologia do Envelhecimento e do Idoso, 3ª ed. revista. Porto: LivPsic.

CORREIA, J. M. (2006). Introdução à Gerontologia. Lisboa: Universidade Aberta.

FIRMINO, H. (Ed.). (2006). Psicogeriatria. Coimbra: Psiquiatria Clínica.

FONSECA, A. M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.

LIMA, M. P. (2010). Envelhecimento(s). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

MARCHAND, H. (2005). Psicologia do Adulto e do Idoso. Coimbra: Quarteto.

PAPALIA, D. E., OLDS, S. W. & FELDMAN, R. D. (2006). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed.

SIMÕES, A. (2006). A Nova Velhice. Porto: Âmbar.

STUART-HAMILTON, I. (2012). The Psychology of Ageing: An Introduction. London: Jessica Kingsley.