Global Climate Letter

O Politécnico de Coimbra (IPC) é signatário da Global Climate Letter, uma carta cujo objetivo é reunir o maior número possível de redes e instituições, a fim de mostrar os compromissos para a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo do número 4, respeitante à Educação de Qualidade, e do número 13, relativo à Ação Climática.

Esta carta é apoiada por redes de todo o mundo, incluindo a Iniciativa de Sustentabilidade em Educação Superior (HESI), Aliança Global, EAUC – Aliança pela Liderança em Sustentabilidade em Educação e Segunda Natureza.

Neste momento, existe uma representatividade de 247 Instituições de Ensino Superior, o correspondente a cerca de 4.559.515 alunos, 8 Sindicatos de Estudantes, 57 redes em representação de, aproximadamente e 16.696 instituições.

Como instituições e redes de ensino superior de todo o mundo, declararam, coletivamente, uma Emergência Climática em reconhecimento da necessidade de uma mudança drástica na sociedade pelo combate à crescente ameaça das alterações climáticas.

O Politécnico de Coimbra considera crucial que as mentes jovens moldadas pelas suas instituições estejam dotadas do conhecimento, das habilidades e da capacidade de responder aos crescentes desafios das mudanças climáticas. Considera, ainda, urgente trabalhar em conjunto, em prol de um planeta habitável para as gerações futuras, desempenhando o seu papel na construção de um futuro mais verde e limpo para todos.

 

Assim, o IPC está comprometido em enfrentar, coletivamente, o desafio, apoiando um plano que inclui:

 

– Mobilizar mais recursos para pesquisa sobre mudanças climáticas orientada para a ação e criação de competências;

– Comprometer-se a tornar-se neutro em carbono até 2030 ou 2050, o mais tardar;

– Aumentar a oferta de educação ambiental e de sustentabilidade nos programas de currículo, campus e comunidade.