Mestrado em Engenharia Eletromecânica

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos enquadra e interliga diferentes especialidades e potencia os benefícios da interdisciplinaridade, nomeadamente nas áreas do aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), redes de fluidos, instalações elétricas, domótica, comunicações de dados, entre outras, desde a fase do projeto à construção e manutenção.
Os objetivos principais do Mestrado em Engenharia Eletromecânica – Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios são: Assegurar uma especialização de natureza profissional, capaz de permitir a intervenção de forma interdisciplinar nas diversas especialidades da área; Formar profissionais capazes de contribuir para a melhoria da qualidade dos edifícios e dos seus equipamentos, nos aspetos de funcionamento, conforto, segurança e utilização racional da energia; Suprir uma necessidade premente do mercado, através da formação de profissionais com um perfil abrangente e adequado
nas áreas de engenharia relacionadas com instalações e equipamentos em edifícios.
O Curso de Mestrado em Engenharia Eletromecânica – Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios tem a duração de 2 anos, está organizado em 4 Semestres e apresenta uma estrutura curricular com 120 unidades de crédito. Este ciclo de estudos integra um Curso de Especialização constituído por 14 unidades curriculares, a que correspondem 65 % do total de créditos (78 ECTS), e uma
Dissertação, ou um Projeto ou um Estágio, a que correspondem 35 % do total de créditos (42 ECTS). Este trabalho final é desenvolvido sob orientação de um ou dois docentes, com o apoio de laboratórios dos departamentos de Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, ou em parceria com uma empresa, uma instituição ou um organismo de investigação.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se:
a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Eng. Eletromecânica (EEM), Eng. Eletrotécnica (EE), Eng. Mecânica (EM) ou em áreas afins de Ciência e Tecnologia;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal,conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de EEM, EE, EM, ou em áreas afins de Ciência e da Tecnologia;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado nas áreas de EEM, EE, EM, ou em áreas afins da Ciência e da Tecnologia;
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Projeto, acompanhamento de obra e fiscalização em: AVAC, instalações elétricas e de comunicações, domótica, energias renováveis, eficiência energética, instalações especiais, gestão técnica de instalações, manutenção de instalações, gestão de energia.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português. No caso de alunos estrangeiros ou alunos em mobilidade a avaliação poderá ser realizada em língua inglesa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Assegurar aos estudantes uma especialização de natureza profissional, capaz de permitir a intervenção de forma interdisciplinar nas diversas especialidades da área das instalações e equipamentos em edifícios, nomeadamente em aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), redes de fluidos, instalações elétricas, domótica, comunicações de dados, entre outras, desde a fase do projeto, àconstrução e manutenção, contribuindo para a melhoria da qualidade dos edifícios e dos seus equipamentos, nos aspetos de funcionamento, conforto, segurança e utilização racional da energia.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Esta qualificação poderá ser exigida ou valorizada para acesso a cursos de doutoramento nesta área científica ou em áreas afins.

Coordenador(es) do Curso