Produtos Turísticos

Métodos de Ensino

Serão utilizadas essencialmente três tipos de metodologias: o método expositivo, o método interactivo e a realização de trabalhos práticos, dentro e fora da sala de aula. A exposição oral é praticada para fornecer os conteúdos básicos à aquisição das competências, em especial aqueles nos quais os alunos revelem maiores dificuldades de compreensão; A participação dos alunos e a discução em sala de aula é incentivada; estão ingualmente previstas actividades de pesquisa orientada, a realizar durante o tempo de contacto e fora dele, sobre assuntos focados nas aulas, com eles relacionados ou pelos quais os alunos sintam especial apetência; elaboração de projectos sob orientação; apresentação oral e discussão de trabalhos realizados em grupo.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o papel dos recursos e dos produtos turísticos no contexto de um sistema turístico;

2. Perceber a função do produto turístico na oferta turística;

3. Conhecer as componentes e as especificidades dos produtos turísticos;

4. Utilizar ferramentas e métodos de reposicionamento ou lançamento de novos produtos turísticos;

5. Caracterizar produtos turísticos estratégicos em Portugal;

6. Caracterizar produtos turísticos relacionados com espaços rurais e naturais;

7. Dominar metodologias para a criação e desenvolvimento de novos produtos no âmbito do ecoturismo

Programa

1. O sistema turístico e as relações recurso-produto e produto-destino;

2. O conceito de produto turístico, suas características, componentes e especificiadade (a oferta primária, secundária e terciária);

3. O ciclo de vida do produto turístico;

4. O portfólio de produtos turísticos em Portugal: análise e caracterização

5. Os produtos turísticos estratégicos

6. Identificação dos produtos turísticos por áreas promocionais

7. Os produtos turísticos baseados no espaço rural e natural

8. Metodologia e fases de criação de novos produtos turísticos

9. O processo de lançamento e de relançamento de produtos turísticos;

10. Estratégias de desenvolvimento para os produtos turísticos portugueses

Métodos de Avaliação

Frequência ou Exame
  • - Provas sumativas escritas - 50.0%
  • - Trabalhos praticos - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Baptista, M. (2003) Turismo- Gestão Estratégica. 1ª ed., Editorial Verbo, Lisboa.

– Cunha, Licínio (2001) Introdução ao Turismo. Editorial Verbo, Lisboa.

– Cunha, Licínio (2006) Economia e Política do Turismo. Editorial Verbo, Lisboa.

– Seaton, A . V.; Bennet, M.M. (1999) The Marketing of Tourism Products: concepts, issues and cases. Thomson Business Press, UK.

– SaeR (2005) Reinventando o Turismo em Portugal – estratégia de desenvolvimento turístico português no I quartel do século XXI. Multitipo – Artes Gráficas, Lda, Lisboa.

– BUHALIS, Dimitrios; COSTA, Carlos (Eds) (2005), Tourism Management Dynamics, Elsevier Butterworth-Heinemann.

– SMITH, Stephen. L.J. (1993) “The Tourism Product”, in Annals of Tourism Research, pp. 582-595.