Avaliação de Necessidades

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de: 1) Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa; 2) Análise crítica e discussão ativa de artigos ou textos científicos; 3) Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos; 4) Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade; 5)Pesquisas bibliográficas significativas. Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou por exame. A avaliação por exame consiste num teste escrito (100%). A avaliação contínua consiste em 1 prova de conhecimento (60%) e uma avaliação multidimensional à pessoa idosa em contexto comunitário ou institucional (40%).

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar os principais domínios de avaliação na área da Gerontologia.
2. Conhecer e selecionar as metodologias e os instrumentos adequados aos domínios, contextos e momentos de avaliação.
3. Compreender a importância da interpretação dos resultados obtidos na avaliação.
4. Compreender a importância da utilização de instrumentos simples, fiáveis e validados para a população portuguesa.
5. Reconhecer que poderá ser necessária formação específica para a administração de certos instrumentos de forma correta, assim como para a interpretação dos dados obtidos.
6. Compreender a importância da avaliação documentada para a comunicação com outros profissionais.
7. Respeitar a ética na utilização dos instrumentos de avaliação.
8. Realizar a avaliação de necessidades multidimensional da pessoa idosa e cuidadores informais.
9. Compreender que os objetivos delineados no plano de intervenção respondem à avaliação efetuada.

Programa

1. Avaliação de necessidades: Integração no contexto de atuação do Gerontólogo Social.
2. Avaliação de necessidades: objetivos e métodos de recolha de dados.
3. Avaliação Multidimensional: objetivos. Quando e Porquê? Protocolo de avaliação gerontológica.
4. Propriedades Psicométricas dos instrumentos de avaliação.
5. Domínios de avaliação multidimensional e respetivos instrumentos de avaliação.
5.1.- Instrumentos de despiste vs instrumentos de monitorização. – Anamnese. – Exame Físico e perceção de saúde. – Avaliação Funcional: atividades básicas e instrumentais da vida diária. – Avaliação Nutricional. – Avaliação do estado Mental: cognição e Humor. – Avaliação de Rede suporte social. – Risco de queda: atores ambientais e avaliação do equilíbrio.
5.2- Em consideração: potencialidades, preferências e expectativas da pessoa idosa.
5.3 – Avaliação do cuidador informal: impactos da tarefa de cuidar.
6. Avaliação em contexto institucional: admissões de curta e longa duração – gestão de caso.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Avaliação Multidimensional Pessoa Idosa - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beers, M. H., & Berkow, R. (2000). The Merck Manual of Geriatrics (3ª Ed.) New Jersey: Merck Publishing Group.
Ermida, J. G. (2014). Avaliação geriátrica global. In M.T. Veríssimo (Ed.), Geriatria fundamental: Saber e praticar. Lisboa: Lidel.
Gosney, M., & Tess, H. (Ed.) (2009). Managing older people in primary care: A pratical guide. New York: Oxford Universty Press.
Osterweil, D., Brummel-Smith, K., & Beck, C. (2000). Comprehensive geriatric assessment. Michigan: McGraw-Hill.
Sequeira, C. (2010). Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental. Lisboa: Lidel.
Stevenson J. (1999). Comprehensive Assessment of Older People. Managing Community Car., Pavilion Publishing.
Veríssimo, M. T. (2006). Avaliação Multidimensional do idoso. In H. Firmino (Ed.), Psicogeriatria. Psiquiatria clínica (pp. 489-499). Coimbra: CHUC.
Veríssimo, M.T. (2014). Geriatria Fundamental: Saber e Praticar. Lisboa. Lidel