Candidaturas abertas para os Prémios do Politécnico de Coimbra 2025

O Politécnico de Coimbra (IPC) anuncia a edição anual dos Prémios do Politécnico de Coimbra, com a abertura de candidaturas até dia 27 de abril de 2025. A iniciativa visa reconhecer o mérito desportivo, científico, espírito inovador e envolvimento social e cultural dos estudantes, docentes investigadores e profissionais não docentes na comunidade académica. A distinção decorrerá na Cerimónia Comemorativa da Instituição, agendada para dia 9 de julho, no Convento São Francisco.

Para o Presidente do IPC, Jorge Conde, a atribuição anual dos Prémios do Politécnico de Coimbra é um momento importante de reconhecimento de todos os membros da comunidade que fazem a diferença e elevam o nome da instituição. “Todos os premiados se distinguem na sua área de atuação com ideias, projetos e objetivos alcançados e têm a marca comum de revelar trabalho e desempenho que merece destaque, além de dignificar, igualmente, o Politécnico de Coimbra”, concretiza.

O Prémio “Atleta do Politécnico de Coimbra” distingue até três elementos da comunidade académica, que se tenham evidenciado como atletas de alto rendimento. São valorizadas participações em seleções nacionais e classificações de relevo (1.º, 2.º ou 3.º lugar) em Campeonatos Universitários Nacionais ou Internacionais, promovidos por entidades como a FADU, a EUSA ou a FISU, em representação do IPC ou das suas estruturas estudantis. Para além do mérito desportivo, é, ainda, valorizado o contributo dos candidatos na promoção da imagem do Politécnico de Coimbra na sociedade.

Os Prémios “Ciência & Inovação” reconhecem o trabalho científico desenvolvido no IPC em três categorias. A primeira, “Investigador do Politécnico de Coimbra”, destina-se a doutorados que exerçam funções de docente, investigador ou profissional não docente na instituição, cujo percurso se destaque pelo seu impacto na área científica. Este prémio é acompanhado de uma bolsa no valor de 1.500 euros, destinada ao financiamento de atividades no âmbito científico do próprio. Segue-se o Prémio “Investigador Jovem do Politécnico de Coimbra”, que reconhece estudantes ou diplomados há menos de um ano, com idade inferior a 35 anos, que se tenham destacado por iniciativas de natureza científica. A distinção inclui, ainda, a atribuição de uma bolsa no valor de 1.000 euros, com o objetivo de incentivar a continuidade do percurso académico ou profissional do próprio. A terceira categoria, “Ciência+ do Politécnico de Coimbra”, distingue equipas de investigadores que tenham desenvolvido projetos de Investigação Aplicada, com impacto relevante na sociedade ou no setor económico. A equipa premiada receberá uma bolsa de 3.000 euros, destinada ao reforço das respetivas atividades científicas.

O Prémio “Sociedade do Politécnico de Coimbra” visa distinguir projetos promovidos por membros da comunidade académica com destaque significativo no desenvolvimento regional ou nacional, nomeadamente nas áreas da sustentabilidade, inovação e coesão territorial. O prémio contempla uma bolsa no valor de 1.500 euros, a ser gerida pelo(s) proponente(s), com vista à implementação ou continuidade da iniciativa.

Por sua vez, o Prémio “Inspirados pela Coragem do Politécnico de Coimbra” pretende reconhecer até três membros, ou grupos de membros, da comunidade IPC que tenham desenvolvido, de forma voluntária e sustentada, projetos de intervenção social que resultem em mudanças positivas e visíveis. São elegíveis projetos associados a instituições, associações ou organizações não-governamentais, cuja ação seja exemplo de cidadania ativa e promova uma sociedade mais justa, solidária e participativa.

Os regulamentos de cada prémio podem ser consultados em: https://www.ipc.pt/sobre/documentos/estatutos-e-regulamentos/ e as candidaturas são submetidas exclusivamente online, através dos links indicados nos canais institucionais do IPC.

 

15.04.2025