IPC estreita relações com Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG)

O Politécnico de Coimbra recebeu hoje, dia 17 de setembro, uma comitiva da Universidade Caxias do Sul (Brasil), representada pelo Reitor, Gelson Rech, e o Pró-Presidente para a Pesquisa e Pós-Graduação: Everaldo Cescom.

Durante a reunião, a comitiva brasileira teve oportunidade de conhecer de perto a diversidade formativa do IPC, através de uma apresentação feita pela Presidente do Politécnico de Coimbra, Cândida Malça, onde estiveram também representadas as Presidências das Escolas e Institutos do IPC. Finda a reunião, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer duas das escolas do IPC, a Escola Superior Agrária e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração.

Esta visita decorreu no âmbito do acordo assinado entre o consórcio português ERASMUSCENTRO e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), assinado em abril passado. Este acordo foi o primeiro acordo do ERASMUSCENTRO fora da Europa e tem como principais objetivos, por um lado, potenciar a mobilidade académica de estudantes portugueses para o Brasil com financiamento do projeto Erasmus+. Por outro lado, dar a oportunidade a estudantes das universidades comunitárias gaúchas participarem de estágios profissionais em países europeus. Deverá possibilitar, ainda, a divulgação internacional das instituições integrantes de ambos os consórcios, networking e participação conjunta em projetos de diversas áreas, entre outras iniciativas.

O ERASMUSCENTRO é formado pelos institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar, de Portugal. Juntas, essas instituições representam 46 mil estudantes, integrando 41 estruturas associativas empresariais, que congregam cerca de 40 mil empresas. Já o COMUNG é formado por 14 universidades, com destaque para a educação e a saúde, integrando cerca de 900 cursos de graduação com mais de 153 mil alunos, mais de 16 mil colaboradores, oito parques tecnológicos, com mais de 600 empresas incubadas, e cerca de 1.200 acordos internacionais.

 

 

17.09.2025