LaCED dá resposta a necessidades de computação avançada de docentes e investigadores

O Laboratório de Computação de Elevado Desempenho (LaCED) encontra se instalado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). A sua equipa é constituída por docentes do ISEC e técnicos do Serviço de Gestão da Infra estrutura Tecnológica (SGIT) do ISEC. O cluster computacional que gere e partilha com a comunidade encontra-se alojado no Centro de Dados do ISEC.

De acordo com Miguel Couceiro, docente do ISEC e responsável pelo LaCED, um dos grandes desafios que se coloca actualmente, não só na investigação científica, mas também no mundo empresarial e na indústria, “está relacionado com o processamento do crescente volume de informação e com a necessidade de aumentar o número de parâmetros envolvidos na sua análise”. Acresce o facto de atualmente, devido aos elevados custos envolvidos nas atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) aplicadas, nomeadamente no desenvolvimento de protótipos de novos equipamentos de cariz tecnológico, mas não só, ser “cada vez mais comum a simulação computacional ocupar um papel relevante ou mesmo central”.

O tempo necessário para realizar simulações computacionais e/ou processamento de grandes volumes de dados e análise multiparamétrica, envolvendo métodos numéricos complexos, transversais a diversas áreas do conhecimento, “é de tal modo exigente que torna por completo inviável o recurso a sistemas ligeiros como computadores pessoais”, refere o responsável, explicando que a solução passa pela exploração de clusters de computação de elevado desempenho, também denominados de sistemas HPC (High Performance Computing).

O LaCED foi criado em 2014, tendo como principal objetivo responder às necessidades de computação avançada dos docentes e investigadores das diversas unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), assim como das empresas e indústrias da região, mas não se limitando a esta. Para tal, o LaCED disponibiliza tempo de computação no seu cluster Minerva, que entrou em pleno funcionamento no segundo trimestre de 2017. Este sistema dispõe de 20 servidores de computação, cada um com 24 núcleos de processamento e 192 GiB de memória RAM, interligados por uma rede InfiniBand a 56 Gbit/s. Para além dos 480 núcleos e 3,75 Terabytes de RAM, o sistema dispõe de um espaço de armazenamento de 52 Terabytes.

Em setembro de 2019, o cluster Minerva do LaCED passou a integrar a Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD), e a disponibilizar serviços de HPC a nível nacional.