Voluntários plantam 1800 árvores em área fustigada pelos incêndios florestais da Serra da Estrela
Cerca de 1800 árvores foram plantadas no coração da Serra da Estrela por voluntários do Politécnico de Coimbra, numa iniciativa desenvolvida no passado sábado, dia 29 de março. A ação decorreu em Folgosinho, no concelho de Gouveia, e teve a colaboração da Associação Folgonatur, dos Baldios do Folgosinho, da Junta de Freguesia de Folgosinho e da Câmara Municipal de Gouveia. A iniciativa, intitulada “Juntos Vamos Ajudar a Reflorestar a Serra da Estrela”, teve como objetivo contribuir para a recuperação da biodiversidade e a restauração das áreas afetadas pelos incêndios de 2022 no Parque Natural da Serra da Estrela.
A ação juntou estudantes, docentes e não-docentes do Politécnico de Coimbra, e traduziu-se na plantação de castanheiros, carvalhos e bétulas – espécies autóctones da região. A escolha destas espécies visa promover a resiliência ecológica da área, que foi severamente atingida pelos incêndios florestais de 2022.
Para Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, “esta ação de reflorestação é mais uma prova do compromisso contínuo do IPC com a sustentabilidade ambiental, social e económica. Reflete o empenho e a dedicação de toda a comunidade académica e externa, que se tem mostrado sempre disposta a colaborar em prol de um futuro mais sustentável. O IPC continuará a investir em iniciativas como esta, que contribuem para a saúde ambiental e o bem-estar global, incentivando a participação ativa de todos e promovendo uma mudança positiva e duradoura.”
A ação de reflorestação aconteceu no contexto da celebração do Dia Internacional da Floresta e do Dia Mundial da Árvore, comemorados no dia 21 de março. Integrou ainda a campanha “UNIgreen Days”, promovida pela Aliança UNIgreen que o IPC integra, contribuindo para compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas nas suas atividades diárias. Este evento está ainda alinhado com o Projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável”, cujo objetivo é implementar práticas e medidas ambientais sustentáveis em todas as áreas do Politécnico de Coimbra.
Este evento não procurou apenas restaurar o ecossistema da região, como também pretendeu sensibilizar a comunidade para a importância de adotar atitudes responsáveis em relação à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade.
A Folgonatur, associação sem fins lucrativos criada após os incêndios de 2017, tem sido uma das principais impulsionadoras de ações de reflorestação na Serra da Estrela, trabalhando incansavelmente para mobilizar recursos humanos e materiais para a recuperação ambiental da região.
31.03.2025