Geotecnia e Estabilidade de Taludes

Não são necessários conhecimentos preliminares para frequentar com sucesso estar unidade curricular.

Exposição pelo docente de conteúdos relacionados com os aspetos teóricos desta unidade curricular, assim como aulas teórico-práticas interativas que visam não só transmitir conhecimentos, mas também a compreensão, interpretação e aplicação dos mesmos em situações concretas.

Objetivos: Desenvolver conhecimentos sobre os diversos solos e rochas, transmitindo competências gerais relativos ao seu comportamento. Conhecer os métodos de dimensionamento e cálculo de impulsos em terrenos sobre estruturas. Perceber o modo de colapso dos afloramentos rochosos e de terras.

Competências: Conhecer os conceitos base em geotecnia, nomeadamente a distinção entre solos e rochas, tanto ao nível da sua classificação como do seu comportamento. Introduzir as noções de risco em geotecnia, destacando os vários fatores que o caracterizam. Distinguir os vários tipos de movimento de terreno, dando especial relevo à estabilidade de taludes.

1. Fundamentos de solos e rochas. 2. Hidrologia. 3. Fatores geológicos e problemas geotécnicos. 4. Riscos geológicos e geotécnicos. 5. Estabilidade de taludes. 6. Deslizamentos e outros movimentos do terreno. 7. Estabilização de arribas. 8. Escavação e suporte de valas. 9. Sistemas de observação e instrumentação. 10. Projeção estereográfica.

Avaliação Contínua
  • - Testes (5) - 100.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Earth Retention Systems Handbook – Alan Macnab, McGraw-Hill (7-8-150 (ISEC) – 13070)

Ground Anchors and Anchored Structures – Petros Xanthakos, John Willey & Sons, Inc.

Pregagens – Brito, J. e França, P., IST Recomendações na Área da Geotecnia – Ordem dos Engenheiros

Tecnologia de Fundações – Coelho, Silvério, Edições E.P.G.E. (7-8-116 (ISEC) – 08371)

Ingeniería Geológica – González de Vallejo, L. I., Pearson Prentice Hall. (7-1-237 (ISEC) – 13402)

Suggested Methods for the Quantitative Description of Discontinuities – ISRM, International Journal of Rock Mechanics and Mining Sciences, Vol 15, pp. 319-368.

Mecânica dos Solos, Conceitos e Princípios Fundamentais – Matos Fernandes, M. FEUP Edições (7-8-159 (ISEC) V.1º v. – 14004)

Introdução à Mecânica das Rochas – Pinto, P., Universidade de Coimbra.

Geotechnical Instrumentation for monitoring field performence – John Dunnicliff, John Wiley & Sons, Inc.

Cadernos técnicos PROCIV no 15: Riscos Costeiros – Estratégias de prevenção, mitigação e proteção, no âmbito do planeamento de emergência e do ordenamento do território.