Comunicação e Expressão Oral

Não se aplica

Os alunos terão acesso a materiais elaborados pela docente e bibliografia para exploração em sala de aula ou em trabalho autónomo. Ao longo das aulas, privilegia-se o ensino centrado no aluno e na pesquisa a que o estudante será convidado a realizar. Combinam-se várias abordagens como: explicação dos assuntos, discussão crítica de textos apresentados, análise e correção de desvios do Português, utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e realização de tarefas em grupo ou individualmente para concretização prática de atividades orais e escritas.

1. Distinguir características e marcas da comunicação oral e sua relação com a comunicação escrita. 2. Interpretar enunciados orais de diferentes tipologias. 3. Controlar a colocação de voz. 4. Caracterizar as principais técnicas de expressão oral (tipologia e funções). 5. Aplicar as técnicas e estratégias de expressão oral com correção. 6. Desenvolver estratégias de compreensão e expressão orais aplicadas a contextos profissionais. 7. Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na oralidade.

1. Oral e escrito: componentes gerais e traços distintivos. 2. Contexto de situação e níveis de língua. 3. Expressão física do oral: a voz. 4. Técnicas de comunicação e expressão oral. 5. As estratégias de compreensão e expressão oral aplicadas a contextos profissionais. 6. Análise de erros linguísticos frequentes: nos mass media e na oralidade do quotidiano.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos com apresentação oral - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

BUESCO, Helena C.; Morais, José; ROCHA, M. Regina; MAGALHÃES, Violante F .-  Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2015.

JEAN, Georges. – A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

MAESTRO, Gregório G.- Como Falar em Público. Lisboa: Editorial Estampa, 2000.

SILVA, Fátima;  VIEGAS, Filomena; DUARTE, Isabel M.; VELOSO, João- Guião de Implementação do Programa de Português – Oral. Lisboa: ME/DGIDC, 2011.

SILVA, Isabel L. (coord. )- Orientações Curriculares para a Educação de infância. Lisboa: Ministério da Educação, 2016.

SILVA, Rosa L.; VIEIRA, Manuel; MENDONÇA, Albertina; MENDONÇA, Ângela M., MOREIRA, La Salette. Métodos e Técnicas de Expressão Oral – Ensinos Básicos e Secundário. Alfragide: Edições Asa, 2003.

Material elaborado pela docente.