Princípios de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de gestão de empresas.

Métodos de Ensino

A presença nas aulas é altamente aconselhada.

A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação ativa.
Durante as aulas serão mostrados casos de marketing da atualidade. Utilizar-se-ão ainda diapositivos, que incluirão figuras, para que os alunos possam ter uma perspetiva mais próxima da realidade do marketing. Recorrer-se-á, igualmente, ao estudo de casos reais através da constituição de grupos de trabalho.

O trabalho em equipa é, assim, muito valorizado.

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular, Princípios do Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, assim ,  que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing num contexto operacional

No mundo atual, em constante modificação, com desafios permanentes e inesperados, procura-se que o aluno desenvolva uma atenção constante aos acontecimentos e impactos concretos que isso traz às necessidades e ofertas ao mercado; e também quer-se estimular o aluno para uma atenção constante às diferentes dinâmicas com vista à satisfação dos clientes e criação de valor para todas as partes envolvidas nesta relação de troca de valor.

Como objetivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao
desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
Esta disciplina deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas
capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o
mercado, em constante atenção às dinâmicas atuais.

Programa

  1. Introdução ao Marketing e à criação de valor

1.1. O marketing no mundo e na empresa

1.2. Os desafios do mundo em constante mutação e a resposta do marketing

1.3. A história, fundamentos e noções de marketing

1.4. O marketing na empresa e na economia e a criação de valor

 

  1. O planeamento e o processo de marketing

2.1. A importância da função marketing

2.2. O planeamento estratégico e a análise do negócio

2.3. O processo de marketing e os seus intervenientes

2.4. O ambiente do marketing

 

  1. O comportamento do consumidor

3.1. As necessidades, noção e tipos

3.2. O processo de decisão de compra

3.3. Os factores que afectam o comportamento de compra dos consumidores

3.4. Os papeis dos consumidores e os tipos de comportamento de compra

 

  1. O sistema de informação em marketing e estudos de mercados

5.1. A necessidade de informação em marketing

5.2. Estrutura de um sistema de informação em marketing

5.3. Os estudos de mercado

5.4. As previsões da procura

 

  1. A segmentação, a escolha dos alvos e o posicionamento

6.1. As estratégias de cobertura do mercado

6.2. A Importância e critérios de segmentação

6.3. Escolha de segmentos alvo

6.4. Necessidade de diferenciação e estratégias

6.5. O posicionamento

6.6.  

  1. O mix como operacionalização da estratégia de marketing

7.1. Marketing estratégico e marketing operacional

7.2. O plano de marketing operacional

7.3.  O conceito de mix

 

  1. As decisões relativas ao produto

8.1. A noção de produto, níveis e classificação

8.2. As decisões sobre produtos individuais

8.3. A introdução de novos produtos

8.4. O mix de serviços

8.5. Os serviços

8.6. A marca

 

  1. As decisões relativas ao preço

9.1.  Noção de preço e objetivos no marketing

9.2.  Fatores a serem considerados na fixação dos preços

9.3.  Processo de determinação do preço

9.4. Estratégias de preços

 

  1. As decisões relativas à comunicação

10.1.       O programa de comunicação

10.2.       A publicidade

10.3.       A promoção de vendas

10.4.       A força de vendas

10.5.       O marketing direto

10.6.       A relações pública

10.7.       A comunicação digital

 

  1. As decisões relativas à distribuição

11.1.       A importância da distribuição

11.2.       Os canais de distribuição

11.3.       O retalho

11.4.       Os grossistas

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fundamental:

  • Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.

 

Bibliografia complementar

  • Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
  • Conrado, Adolpho (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital – O guia estratégico do marketing digital. Texto Editores.
  • Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing, 7th european edition. Londres: Prentice-Hall Europe.

 

Artigos variados

Apontamentos das aulas entregues aos alunos via digital