Hidráulica Geral II

Conhecimentos de matemática, física e hidráulica obtidos em unidades curriculares leccionadas nos semestres anteriores.

Nas aulas teórico-práticas usa-se uma metodologia que consiste em fazer uma introdução teórica, seguindo-se a realização de exercícios práticos de aplicação. Os exercícios retratam situações reais, familiarizando os alunos com o modo de aplicação da mecânica dos fluidos à resolução de problemas de engenharia. Na apresentação teórica usa-se o método expositivo e inquisitivo. Nas aplicações práticas explica-se a resolução de alguns casos e depois incentivam-se os alunos a resolver outros casos, por si mesmos. Nas aulas laboratoriais são realizados diversos ensaios, devendo os alunos elaborar um pequeno relatório de cada ensaio. Esta actividade tem valor didático e permite ao aluno confrontar a teoria com os resultados práticos obtidos.

É objectivo desta unidade curricular complementar a formação básica em mecânica dos fluidos adquirida na unidade curricular de Hidráulica Geral 1, necessária para o exercício da actividade de engenheiro no domínio do planeamento, projecto e gestão de sistemas hidráulicos. É esperado que o aluno, após obter aproveitamento na unidade curricular, seja capaz de: 1. Resolver problemas relacionados com a concepção e dimensionamento de sistemas complexos de condutas, nomeadamente: sistemas de vários reservatórios interligados; sistemas de condutas em série e paralelo; redes de distribuição de água. 2. Resolver problemas simples relativos a escoamentos por descarregadores e orifícios; 3. Resolver problemas relacionados com a concepção e dimensionamento de sistemas com escoamento em superfície livre; 4. Resolver problemas relacionados com a concepção e dimensionamento de sistemas elevatórios.

1. ESCOAMENTOS PERMANENTES SOB PRESSÃO: Perdas de carga singulares; Cálculo de instalações; Influência do traçado das condutas; Sistemas complexos de condutas. 2. ESCOAMENTO POR ORIFÍCIOS E DESCARREGADORES. 3. ESCOAMENTOS COM SUPERFÍCIE LIVRE: Escoamentos uniformes; Secções simples; Distribuição de velocidades na secção transversal; Secções fechadas; Secções mistas; Secções compostas; Regolfo com caudal constante; Energia específica. Regimes crítico, rápido e lento; Controlo do escoamento; Curvas de regolfo; Casos de regolfo com caudal constante; Ressalto hidráulico. 4. TURBOMÁQUINAS HIDRÁULICAS: Tipos de turbinas e de bombas; Descrição geral de instalações de turbinagem. Descrição geral de instalações de bombagem; Estudo do funcionamento em regime permanente; Características da bomba e da instalação; Características instáveis e estáveis; Funcionamento de bombas em paralelo e em série; Arranque e escorvamento de bombas; Altura de aspiração de bombas; Escolha de bombas.

Livro e textos de apoio base:

Apontamentos de Hidráulica Geral 2. Pedro N. M. Afonso. ISEC 2022

Caderno de “Problemas práticos de Hidráulica Geral 2”

Caderno de ” Problemas práticos adicionais resolvidos de Hidráulica Geral 2″. Pedro N. M. Afonso. ISEC 2022

Bibliografia adicional:

Quintela, António, (1996) – Hidraúlica. 5ª ed. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian

Morel, Michel A. ; Laborde, Jean-Pierre (1994) – Exercices de mécanique des fluides : statique-dynamique des fluides parfaits et réels. Paris : Eyrolles.

Crowe, C. T. ; Elger, Donald F. ; Roberson, John A. (2005) – Engineering fluid mechanics. 8th ed. Hoboken, NJ : John Wiley & Sons.

Munson, Bruce Roy ; Young, Donald F. ; Okiishi, T. H. (2006) – Fundamentals of fluid mechanics. 5th ed. Hoboken, NJ : John Wiley & Sons.

Lencastre, Armando Coutinho de, (1983)- – Hidráulica geral. Lisboa : Hidroprojecto.

Massey, B. S. (2002) – Mecânica dos fluidos. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian.

Novais-Barbosa, J. (1986) – Mecânica dos fluidos e hidráulica geral. Porto : Porto Editora.