Enogastronomia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos nas UC de Introdução ao Turismo, Economia do Turismo e Produtos do Território.

 

 

Métodos de Ensino

Modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na partilha de informação e no incentivo ao espírito crítico. As metodologias de ensino são aulas expositivas, aulas de aplicação prática com resolução de problemas, descoberta guiada, englobando técnicas expositivas, interrogativas, de pesquisa individual e de grupo, de discussão e exercícios de brainstorming. Havendo recursos disponíveis, pretende-se que sejam realizadas visitas de estudo a locais ou eventos relacionados com o âmbito da UC.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer uma visão abrangente dos principais aspetos relacionados com as áreas da Gastronomia, Turismo gastronómico e Vinhos:

1. Compreender o fenómeno alimento em toda a sua complexidade e evolução ao longo da história humana.

2. Conceptualizar e ilustrar a importância da gastronomia e da relação entre gastronomia-turismo-vinhos.

3.Reconhecer a importância do vinho na gastronomia, turismo, economia e cultura.

4. Adquirir e aplicar conhecimento fundamental sobre degustação de vinho.

5. Compreender e estabelecer, de forma harmoniosa, ligação entre o vinho e a gastronomia.

Programa

Módulo 1. Gastronomia e Turismo: Etiologia multifatorial e multidimensional da alimentação humana; Conceitos de turismo gastronómico (turismo culinário), viagens de lazer e classificações de turistas gastronómicos; Herança gastronómica como produto turístico; Confrarias gastronómicas; Festivais de gastronomia e eventos.

Módulo 2. Vinhos e Gastronomia: Caracterização de diferentes castas, regiões e tipos de vinho; Caracterização de diferentes designações usadas na certificação de vinhos; Enoturismo e turismo enogastronómico; Identificação de rotas do vinho e a sua importância no desenvolvimento local; Relação entre o vinho e a saúde: evidências científicas; Iniciação à degustação de vinhos; Construção de cartas de vinhos e gestão de garrafeira; Princípios gerais da melhor harmonia entre gastronomia e vinhos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Unidade 1 - 30.0%
  • - Unidade 2 - 70.0%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida M.J., 2018. Guia de Enoturismo em Portugal. 3ª Ed Zest Books

Flandrin JL., Montanari M., 2008. História da alimentação. Vol. 1. Dos primórdios à Idade Média. Ed. Terramar

Fletcher J., 2006. Cheese & Wine. A guide to selecting, pairing and enjoying. California: Chronicle Books.

Grainger K, 2009. Wine Quality: Tasting and Selection. Blackwell Publishing

Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. Anuário 2018: Vinhos e Aguardentes de Portugal. Lisboa

Jackson R.S. 2017. Wine Tasting: A Professional Handbook. Third Edition. Academic Press Inc.

Laloganes JP 2010. The essentials of wine with food-pairing techniques. New Jersey: Pearson Education, Inc.

Loureiro V, Ferreira MM 2019. O vinho sentido. Sem descrever aromas ou atribuir pontuações. Lisboa: Plátano Editora.

Montanari M, 2006. Food is Culture. Columbia University Press.

MPV (2017)-Territórios Vinhateiros de Portugal. Cartaxo: Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Schuster M., 2001. O Essencial sobre a Prova. O curso prático completo de provas de vinhos. Edições Cotovia Lda.

Shepherd GM, 2017. Neuroenology: How the brain creates the taste of wine. New York: Columbia University Press.

Stanley J, Stanley L 2015. Food Tourism. A Practical Marketing Guide. London: CPI Group (UK) Ltd.

Toussaint-Samat M. 2019. A History of Food. Ed. Blackwell Publishing Ltd.