Biologia Molecular Aplicada

Biologia Molecular

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos
estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Na exposição pelo docente de conteúdos relacionados com os aspectos teóricos desta unidade curricular
2. Na pesquisa bibliográfica sobre alguns métodos e técnicas utilizados na área da Biologia Molecular Aplicada
3. Na execução de trabalhos práticos laboratoriais propostos pelo docente.
A classificação da UC é obtida pela média ponderada de classificações de exame teórico-prático

Rever conhecimentos que constituem as bases moleculares para a prática da Biotecnologia.
Compreender que a genómica, a proteómica e a metabolómica estão na base da Biotecnologia.
Explicar de que forma o estudo da Biologia Molecular permite o desenvolvimento de ferramentas de
investigação fundamental e aplicada, incluindo a tecnologia do DNA recombinante.
Executar protocolos laboratoriais relacionados com técnicas de Biologia Molecular.

Organização molecular do genoma microbiano: ácidos nucleicos, genes e cromossomas. Organismos modelo
em Biologia Molecular.
Ciclo celular e sua regulação? replicação, mutação e reparação de DNA.
Expressão génica e sua regulação em procariontes e eucariontes.
Mecanismos geradores de variabilidade: mutações e recombinação bacteriana.
Melhoramento de estirpes industriais: mutagénese clássica e dirigida.
Expressão de proteínas heterólogas: vectores de clonagem e de expressão, células hospedeiras microbianas.
Aplicação de técnicas de biologia molecular na microbiologia industrial.
Genotipagem de microrganismos: técnicas, ferramentas e metodologias baseadas em PCR, hibridização e
sequenciação de DNA.

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito teórico-prático - 100.0%
Avaliação por Exame
  • - Teste escrito teórico-prático - 100.0%

Arraiano, C.M. & Fialho, A.M. O mundo do RNA. 1ª. ed. Lidel, Lisboa. 2007.

Lewin, B. Genes IX. 9.ª ed. Sudbury, Mass.: Jones and Bartlett Publishers 2007.

Smith, C.A. & Wood, E.J. Molecular Biology and Biotechnology. 1ª ed. Chapman and Hall, Londres. 1991.

Nicholl, D.S.T. An Introduction to Genetic Engineering. Cambridge University Press, Cambridge. 1994.

Lodish, H., Berk, A., Matsudaira, P., Kaiser, C.A., Krieger, M., Scott, M.P., Zipursky, S.L. & Darnell, J. Molecular Cell Biology. 5ª ed. W.H. Freeman and Company, USA. 2004.

Videira, A. Engenharia Genética – Princípios e Aplicações. Lidel, Lisboa. 2001.

Livros e jornais http://163.238.8.180/~davis/Bio_327/molbio_links.htm

Brown, T.A. Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction. 5.ª ed. Blackwell Science Inc, Londres 2006.

Dicionário de Biologia Celular e Molecular: http://www.mblab.gla.ac.uk/dictionary/graphic.html

Griffiths, A.J.F., Wessler, S.R., Lewontin, R.C., Gelbart, W.M., Suzuki, D.T. & Miller, J.H. Introduction to Genectic Analysis. 8th ed. W. H. Freeman and Company, Nova Iorque. 2005.

Hartl, D. & Jones, E. Genetics. Analysis of Genes and Genomes. 6ª ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury. 2005.

Sambrook, J. & Russell, D. Molecular Cloning. A Laboratory Manual. 3ª ed. Cold Spring Harbor Laboratory, Nova Iorque. 2001.

Base geral de artigos científicos: http://www4.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed/