Design II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
19.2 Dada a especificidade desta unidade curricular e ao abrigo do ponto 7, do artigo 13.o, do RCFI, exige- se que o aluno garanta a presença mínima em 8 do número total de aulas previstas, assistindo-lhe o direito a realizar exame caso não tenha obtido aprovação por frequência.

Resultados de Aprendizagem

16.1 Domínio de conceitos, princípios e terminologias específicas da área do design de produto e equipamento;
16.2 Compreender, analisar e desenvolver a capacidade de análise crítica em estudos teóricos e práticos no âmbito do produto enquanto objeto de design;
16.3 Desenvolver projeto(s) no âmbito do design de produto e equipamento segundo recursos necessários à correta aplicação de práticas projetuais em design de produto e equipamento.

Programa

17.1. Design de produto e equipamento
17.1.1 Princípios gerais do design de produto 17.1.2 Conceitos ergonómicos e antropométricos 17.1.3 Estudo da arquitectura do produto
17.2 O produto como objecto de design 17.2.1 Conceção e materialização 17.2.2 Materiais e novas opções
17.2.3 Casos de estudo
17.3 Práticas projetuais em design de produto
17.3.1 Configuração e execução do produto
17.3.2 Ciclo de vida do produto
17.3.3 Predominância/relação do produto com o espaço

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente sala de aula - 50.0%
  • - Componente fora sala de aula - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Exercício 1 - 15.0%
  • - Exercício 2 - 35.0%
  • - Exercício 3 - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anna, M. (2014). Love Objects, Emotion, Design And Material Culture; London: Bloomsbury Publishing Plc Baxter,M. (2010). Projeto de Produto, Guia Prático Para o Design de novos Produtos. São Paulo : Blucher

Baxter,M. (2010). Projeto de Produto, Guia Prático Para o Design de novos Produtos. São Paulo : Blucher

Burdek, B. (2011). Design – História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Editora Edgard Blucher LTDA

Hara, K. (2008). Designing Design. Baden: Lars Muller Publishers

Lidwell, W. & Holden K. & Butler J. (2011). Principios universales de diseno. Barcelona: Blume

Paschoarelli,L. & Silva,P. (2013). Design ergonômico: estudos e aplicações. Bauru, SP: Canal 6 editora

Sudjic, D. (2009). The language of things: understanding the world of desirable objects. London: Penguin

Ussmane, M.H. (2013). Inovação e criatividade: manual do desenvolvimento de produto. Lisbos: Edições Sílabo

Vilar, E.T. (2014). Design et al: Dez prespectivas contemporâneas. Alfragide: Dom Quixote