Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento sobre a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);
Conhecimento sobre a patologia audio-vestibular.
Métodos de Ensino
– Aulas expositivas, com trabalhos de grupo em sala de aula.
– Aulas práticas da matéria dada nas aulas T/P.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir os conhecimentos básicos em Vestibulogia sobre o equilibrio postural, a vertigem e nistagmos;
Adquirir os conhecimentos necessários à anamnese do indivíduo com vertigem, e à realização e interpretação dos testes que avaliam o sistema vestibular:
- Videonistagmograma (VNG);
- Potencial evocado miogénico vestibular (VEMP): cVEMP e oVEMP
- Vertical visual subjectiva (VVS)
- Head Shaking test (HST)
- Video Head Impluse Test (vHIT)
Compreender a importância da Farmacologia no indivíduo vertiginoso.
Compreender a problemática da vertigem na criança e seu estudo.
Programa
– Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 1h
– Revisão da anatomofisiologia do sistema vestibular – 2 h
Definição de vestibulogia; Definição de equilíbrio postural;
Estudo da vertigem: Definição; explicação fisio-patológica; causas periféricas e centrais
– Estudo do nistagmo: 3 h
Explicação anatomo-fisiológica do nistagmo; Definição; Lei de Flourens; Leis de Ewald
Tipos de nistagmos: Espontâneo; Periférico; Central; Evocados; Fisiológicos; Patológicos
Parâmetros de análise: Direcção; Amplitude; Ritmo; Morfologia; Frequência; Velocidade máxima da Fase lenta
– Anamnese do individuo com sintomas audio-vestibulares – 2 horas
Sintomas vestibulares; Sintomas auditivos; Sintomas neurológicos; História medicamentosa
– Testes de avaliação postural – 1 horas
Romberg; Romberg sensibilizado; Fukuda/Untemberger; Provas Cerebelosas
Avaliação do sistema Vestibular:
– Videonistagmografia – 3 horas
Nistagmo espontâneo e descentrado
– Estudo do Nistagmo de posição e de posicionamento
Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) – manobra de diagnóstico 5h
– Estudo dos Movimentos Oculares: Sacadicas; Perseguição ocular; Optocinéticos – 2h
– Provas rotatórias – 3 horas
– Provas calóricas – 3 horas
– Provas otoliticas – 4 horas
Vertical Subjecitva
Vestibular Evoked Myogenic Potencials: cervical e ocular (cVEMP e oVEMP)
– Video Head Impulse Test (vHIT)/Head Shaking Test (HST)/Teste com vibrador – 3 horas
– Farmacologia: 2 horas
Medicamentos ototóxicos e vestibulotóxicos;
– Vertigem na Criança – 3 horas
– Conjugação de todos os exames no estudo da vertigem de origem periférica versus vertigem de origem
central – 5 horas
– Avaliação – 3 horas
As aulas práticas acompanharão a matéria dada nas aulas teórico/prática (30 horas por cada grupo prático).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
– Bronstein, A. M. e Lempert, T. (2017). Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press.
– Herdman, S.J. (2002). Reabilitação Vestibular. segunda edição. Manole.
– Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. (1997). Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia.
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2016). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.
SECUNDÁRIA:
– Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. (2020). Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing.
– Herdman, S.J. (2014). Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia.
– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2021). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.
– Zuma e Maia, F., Albernaz, P., & Carmona, S. (2014). Otoneurologia Atual. Revinter