Vestibulogia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento sobre a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);
Conhecimento sobre a patologia audio-vestibular.

Métodos de Ensino

– Aulas expositivas, com trabalhos de grupo em sala de aula.

– Aulas práticas da matéria dada nas aulas T/P.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir os conhecimentos básicos em Vestibulogia sobre o equilibrio postural, a vertigem e nistagmos;
Adquirir os conhecimentos necessários à anamnese do indivíduo com vertigem, e à realização e interpretação dos testes que avaliam o sistema vestibular:

  1. Videonistagmograma (VNG);
  2. Potencial evocado miogénico vestibular (VEMP): cVEMP e oVEMP
  3. Vertical visual subjectiva (VVS)
  4. Head Shaking test (HST)
  5. Video Head Impluse Test (vHIT)

Compreender a importância da Farmacologia no indivíduo vertiginoso.
Compreender a problemática da vertigem na criança e seu estudo.

Programa

– Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 1h

– Revisão da anatomofisiologia do sistema vestibular – 2 h

Definição de vestibulogia; Definição de equilíbrio postural;

Estudo da vertigem: Definição; explicação fisio-patológica; causas periféricas e centrais

– Estudo do nistagmo: 3 h

Explicação anatomo-fisiológica do nistagmo; Definição; Lei de Flourens; Leis de Ewald

Tipos de nistagmos: Espontâneo; Periférico; Central; Evocados; Fisiológicos; Patológicos

Parâmetros de análise: Direcção; Amplitude; Ritmo; Morfologia; Frequência; Velocidade máxima da Fase lenta

– Anamnese do individuo com sintomas audio-vestibulares – 2 horas

Sintomas vestibulares; Sintomas auditivos; Sintomas neurológicos; História medicamentosa

– Testes de avaliação postural – 1 horas

Romberg; Romberg sensibilizado; Fukuda/Untemberger; Provas Cerebelosas

Avaliação do sistema Vestibular:

– Videonistagmografia – 3 horas

Nistagmo espontâneo e descentrado

– Estudo do Nistagmo de posição e de posicionamento

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) – manobra de diagnóstico 5h

– Estudo dos Movimentos Oculares: Sacadicas; Perseguição ocular; Optocinéticos – 2h

– Provas rotatórias – 3 horas

– Provas calóricas – 3 horas

– Provas otoliticas – 4 horas

Vertical Subjecitva

Vestibular Evoked Myogenic Potencials: cervical e ocular (cVEMP e oVEMP)

– Video Head Impulse Test (vHIT)/Head Shaking Test (HST)/Teste com vibrador – 3 horas

– Farmacologia: 2 horas

Medicamentos ototóxicos e vestibulotóxicos;

– Vertigem na Criança – 3 horas

– Conjugação de todos os exames no estudo da vertigem de origem periférica versus vertigem de origem

central – 5 horas

– Avaliação – 3 horas

As aulas práticas acompanharão a matéria dada nas aulas teórico/prática (30 horas por cada grupo prático).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

–     Bronstein, A. M. e Lempert, T. (2017). Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press.

–     Herdman, S.J. (2002). Reabilitação Vestibular. segunda edição. Manole.

– Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. (1997). Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia.

– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2016). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.

 

SECUNDÁRIA:

–     Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. (2020). Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing.

–     Herdman, S.J. (2014). Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia.

– Jacobson, G. P. Shepard, N. T. (2021). Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego.

– Zuma e Maia, F., Albernaz, P., & Carmona, S. (2014). Otoneurologia Atual. Revinter