Empreendedorismo e Propriedade Industrial

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise de Dados e Estudos de Mercado

Finanças Empresariais

Métodos de Ensino

As aulas serão presenciais.

As aulas teóricas terão um caráter expositivo para a apresentação dos temas lecionados e dos materiais de estudo.

 

As aulas de seminário poderão ter especialistas convidados a proferir palestras em temas relacionados com os tópicos da unidade curricular e também ser usadas para a realização de trabalhos práticos, desafios, pesquisa de patentes, reuniões de progresso com o professor e esclarecimentos sobre o desenrolar dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular é o de dar aos estudantes conhecimentos e capacidades de compreensão na área do Empreendedorismo e da Propriedade Industrial, apoiando-se na exposição em aula pelo docente, em seminários e em pesquisas realizadas pelos alunos e orientadas pelo docente.

No fim de completarem a unidade curricular com sucesso, os alunos deverão ter desenvolvido as seguintes competências:

– Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria.

– Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área do Empreendedorismo, aliada à análise, síntese e formulação de opiniões.

– Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da Propriedade Industrial, conseguindo interpretar a documentação específica.

– Elaborar um plano de negócio e compreender todos os procedimentos necessários à formação de uma empresa, como por exemplo: enquadramento legislativo e fiscal e tramitações burocráticas de constituição.

– Avaliar diversas alternativas e justificar as soluções propostas.

– Comunicar escrita e oral, no contexto de trabalhos em grupo.

Programa

Inovação e Empreendedorismo. Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio. O Processo de Criação de Novos Negócios. Mercado, Concorrência e Vantagem competitiva. Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio.

 

Compreender o Modelo de Negócio e a Estratégia. A Avaliação Financeira do Negócio. O Plano de Negócio. Formação de uma empresa: tipos de empresas; enquadramento legislativo; enquadramento fiscal; tramitações burocráticas de constituição.

 

Bases de dados e procura de entidades patenteadoras. Classificação Internacional de Patentes. Exame de Pedido de Patente. Legislação Portuguesa da Propriedade Industrial. Propriedade Intelectual. Redação de Pedido de Patente.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame+Trabalho
  • - Exame - 40.0%
  • - Trabalhos - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Recomendada

 

» Duarte, C., & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro (2a Ed.). Edições Sílabo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-240)

» Freire, A. (1997). Estratégia: sucesso em Portugal. Editorial Verbo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-185)

» Gonçalves, L. C. (2021). Código da Propriedade Industrial Anotado. Almedina.

» Hunt, D., Nguyen, L., & Rodgers, M. (Eds.). (2012). Patent Searching: Tools & Techniques. John Wiley & Sons.

» Kaplan, J. M., & Warren, A. C. (2010). Patterns of entrepreneurship management (3rd Ed.). John Wiley & Sons. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-108)

» Kotler, P. (1994). Marketing management: Analysis, planning, implementation, and control (8th Ed.). Prentice-Hall. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-29)

» Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V, & Dionísio, P. (2000). Mercator 2000: teoria e prática do marketing. Publicações Dom Quixote. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-38)

» Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio (5a Ed.). Publicações Dom Quixote.

» Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2a Ed.). Escolar Editora. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-210)

» Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3a Ed.). Escolar Editora.

 

Apontamentos diversos cedidos pelo docente da disciplina.