Conhecimentos de Base Recomendados
Análise de Dados e Estudos de Mercado
Finanças Empresariais
Métodos de Ensino
As aulas serão presenciais.
As aulas teóricas terão um caráter expositivo para a apresentação dos temas lecionados e dos materiais de estudo.
As aulas de seminário poderão ter especialistas convidados a proferir palestras em temas relacionados com os tópicos da unidade curricular e também ser usadas para a realização de trabalhos práticos, desafios, pesquisa de patentes, reuniões de progresso com o professor e esclarecimentos sobre o desenrolar dos trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da unidade curricular é o de dar aos estudantes conhecimentos e capacidades de compreensão na área do Empreendedorismo e da Propriedade Industrial, apoiando-se na exposição em aula pelo docente, em seminários e em pesquisas realizadas pelos alunos e orientadas pelo docente.
No fim de completarem a unidade curricular com sucesso, os alunos deverão ter desenvolvido as seguintes competências:
– Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria.
– Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área do Empreendedorismo, aliada à análise, síntese e formulação de opiniões.
– Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área da Propriedade Industrial, conseguindo interpretar a documentação específica.
– Elaborar um plano de negócio e compreender todos os procedimentos necessários à formação de uma empresa, como por exemplo: enquadramento legislativo e fiscal e tramitações burocráticas de constituição.
– Avaliar diversas alternativas e justificar as soluções propostas.
– Comunicar escrita e oral, no contexto de trabalhos em grupo.
Programa
Inovação e Empreendedorismo. Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio. O Processo de Criação de Novos Negócios. Mercado, Concorrência e Vantagem competitiva. Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio.
Compreender o Modelo de Negócio e a Estratégia. A Avaliação Financeira do Negócio. O Plano de Negócio. Formação de uma empresa: tipos de empresas; enquadramento legislativo; enquadramento fiscal; tramitações burocráticas de constituição.
Bases de dados e procura de entidades patenteadoras. Classificação Internacional de Patentes. Exame de Pedido de Patente. Legislação Portuguesa da Propriedade Industrial. Propriedade Intelectual. Redação de Pedido de Patente.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 40.0%
- - Trabalhos - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Recomendada
» Duarte, C., & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro (2a Ed.). Edições Sílabo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-240)
» Freire, A. (1997). Estratégia: sucesso em Portugal. Editorial Verbo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-185)
» Gonçalves, L. C. (2021). Código da Propriedade Industrial Anotado. Almedina.
» Hunt, D., Nguyen, L., & Rodgers, M. (Eds.). (2012). Patent Searching: Tools & Techniques. John Wiley & Sons.
» Kaplan, J. M., & Warren, A. C. (2010). Patterns of entrepreneurship management (3rd Ed.). John Wiley & Sons. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-108)
» Kotler, P. (1994). Marketing management: Analysis, planning, implementation, and control (8th Ed.). Prentice-Hall. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-29)
» Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V, & Dionísio, P. (2000). Mercator 2000: teoria e prática do marketing. Publicações Dom Quixote. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-38)
» Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio (5a Ed.). Publicações Dom Quixote.
» Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2a Ed.). Escolar Editora. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-210)
» Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3a Ed.). Escolar Editora.
Apontamentos diversos cedidos pelo docente da disciplina.