1.º encontro de doutorandos e pós-doutorados do CERNAS

Decorreu no passado dia 8 de julho, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), o 1.º Encontro de doutorandos e pós-doutorados do CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, realizando-se também em formato online. A iniciativa surge como oportunidade para o reconhecimento dos jovens investigadores com ligação ao Centro de Investigação que estão a realizar ou terminaram doutoramentos, parte deles, nas mais conceituadas Universidades Europeias, apresentando os seus trabalhos num ambiente de reflexão.

A sessão de abertura contou com a presença dos presidentes dos três institutos politécnicos envolvidos, Jorge Conde (IP Coimbra), António Fernandes (IP Castelo Branco) e José Costa (IP Viseu), que se manifestaram disponíveis para apoiar candidaturas de planos doutorais a apresentar no âmbito do CERNAS. Com a dinamização do i2A – Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra e o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, o evento reuniu investigadores dos três polos do Centro de Investigação.

António Dinis Ferreira, coordenador científico do CERNAS e investigador da ESAC-IPC, refere que a iniciativa pretende demonstrar a capacidade de formação de quadros ao mais alto nível, nas áreas da Agricultura e da Agroindústria, que se revelam essenciais para a economia da região centro. Para o coordenador, o encontro “enquadrou-se na estratégia do CERNAS para criar massa crítica que permita a captação de financiamentos e do desenvolvimento de soluções com impacto no mundo rural da região”, e testemunhou a “capacidade que os Politécnicos têm de conseguir organizar e gerir programas doutorais”.

Após a introdução do Centro de Investigação, seguiu-se a apresentação de 27 trabalhos pelos doutorandos e pós-doutorados nos domínios da Engenharia Alimentar, Ciências Agrícolas, Ambiente e Sociedade, dando lugar a duas mesas redondas que marcaram o propósito do evento, através da explanação do ecossistema de investigação criado, a forma como este pode ser usado para aumentar a probabilidade de sucesso e o impacto da investigação, da identificação dos constrangimentos que os jovens investigadores encontram na sua vida profissional e ainda da análise dos fatores críticos para o êxito numa carreira de investigação.

Segundo Marta Henriques, diretora do Instituto de Investigação Aplicada | i2A do IPC, este encontro pretendeu afirmar a relevância da investigação realizada nos Institutos Politécnicos de Coimbra, Viseu e Castelo Branco, junto da sociedade e do setor empresarial, realçando que o i2A, como Unidade Orgânica de Investigação do IPC de apoio à gestão do CERNAS tem por missão “aumentar a coesão em termos de investigação, tornando-a de excelência e facilitando o desígnio da inovação”.

Tópicos como a estratégia para captação de financiamento, quer ao nível dos projetos de Investigação e Desenvolvimento quer das bolsas de doutoramento e contratos para jovens investigadores, a interação pessoal e tecnológica com as organizações e o impacto gerado pelas soluções apresentadas na afirmação das instituições politécnicas e respetivos centros de investigação constituíram os maiores captadores de atenção do encontro e a prova da qualidade do Ecossistema de Investigação nos Politécnicos.

Com sede no Politécnico de Coimbra e polos nos Politécnicos de Castelo Branco e de Viseu, o CERNAS é o único Centro de Investigação no domínio das Ciências Agrárias na região centro, financiado e avaliado pela FCT com a classificação de Muito Bom.