Acordo assinado com REDESPP para valorizar formação e desenvolvimento do Desporto

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinou uma adenda ao convénio de constituição da Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP), que assume a responsabilidade de apoiar o funcionamento desta Rede durante o quadriénio 2024-2028, facultando recursos necessários ao exercício da rede, nomeadamente, para participação em reuniões da Direção, serviço de Secretariado e de Comunicação e Imagem, entre outros.

Este compromisso surge na sequência da recente eleição do Professor Rui Mendes, coordenador do Grupo Científico e Disciplinar de Ciências do Desporto e Motricidade na ESEC, como presidente da REDESPP, competindo ao Instituto Politécnico do presidente eleito da REDESPP assegurar a sua missão.

Criada em 2016 por convénio entre os Institutos Politécnicos públicos e a Universidade do Algarve, a REDESPP coordena esforços setoriais para concretizar objetivos “de formação, investigação, divulgação e transferência do conhecimento, prestação de serviços à comunidade e de desenvolvimento na área do Desporto”. No presente a REDESPP agrega 17 instituições do ensino superior público – Institutos Politécnicos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Cávado e do Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu e, as Universidades do Algarve e Madeira -, duas das quais com Escolas específicas de Formação em Desporto (Rio Maior e Melgaço).

Para o presidente da REDESPP, Rui Mendes, as prioridades para este mandato são reforçar a qualidade da comunicação e visibilidade do Desporto, fortalecer as conexões existentes e intensificar as relações com os diversos parceiros no Desporto e, potenciar a qualidade da formação face aos novos desafios no Desporto. Na essência, consolidar no plano nacional a REDESPP e aumentar a qualidade das Escolas e dos Institutos Politécnicos com formação na área do Desporto, articulados em rede, de forma coesa, assumindo os desafios associados a novos cenários de desenvolvimento de investigação científica, inovação tecnológica e formação.

Já o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, afirma que a instituição é “aberta e colaborativa” e, por isso, “apoia toda a integração em redes que os seus docentes, técnicos e estudantes entendam trazer mais-valias ao desenvolvimento da instituição e do ensino em geral. É neste pressuposto que nos congratulamos que o Prof. Rui Mendes assuma a Presidência desta rede e que o IPC lhe possa dispensar o apoio necessário a um bom desempenho no mandato”.

11.03.2024