Politécnico de Coimbra cede edifício à Plataforma PAJE para apoiar jovens
O Politécnico de Coimbra (IPC) e a Plataforma P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos assinaram um acordo para cedência de utilização de um edifício situado no campus de Bencanta do IPC, uma das denominadas Casas da Mata, no dia 25 de outubro. O imóvel destina-se a instalar transitoriamente, por um período de três anos, o serviço de trabalho, atendimento e preparação para a autonomia desta organização.
A Plataforma P.A.J.E. é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão social é orientar, apoiar e formar jovens com vivência de acolhimento residencial, promovendo uma autonomização bem-sucedida, transições favoráveis e inclusão social.
Para João Gaspar, presidente da Direção da PAJE, é “significativo” ter um espaço físico com melhores condições para poder desenvolver o trabalho da organização, que pretende ajudar a dar competências aos jovens que viveram em instituições de acolhimento e que se deparam com bastantes desafios na transição para a vida ativa e para o mercado de trabalho.
Jorge Conde, presidente do IPC, manifestou satisfação em aliar-se desta forma ao trabalho realizado pela PAJE no auxílio a jovens, enquanto instituição de ensino, e salientou a missão solidária do IPC: “não queremos que nenhum jovem deixe de frequentar o ensino superior por não ter condições financeiras para estudar, por isso investimos parte do nosso orçamento em bolsas e apoios dirigidos aos estudantes”. O responsável salientou ainda que o edifício em causa se encontrava atualmente desaproveitado e que, ao dar utilidade ao espaço, o IPC está a prestar mais um serviço à sociedade.
O edifício vai agora sofrer algumas obras de beneficiação e adaptação para a PAJE poder iniciar a sua atividade naquele local.
26.10.2023