Apoio de Emergência (A2ES)

O Apoio de Emergência ao Estudante (A2ES) representa uma medida de apoio social promovida através dos SASIPC, no âmbito da qual se pretende complementar os diversos formatos de apoio social direto e indireto, atribuindo apoios pecuniários a estudantes matriculados e inscritos no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), colmatando situações pontuais decorrentes de dificuldades económicas inesperadas com impacto negativo no seu desempenho académico

Objetivos

– apoiar os estudantes que apresentam carências económicas e que estão empenhados em concluir o seu curso;

– combater o abandono escolar;

– promover o sucesso escolar;

– contribuir para a consolidação do percurso escolar e estímulo do reforço à qualificação académica dos estudantes.

 

Apoios – os apoios atribuídos aos estudantes podem revestir-se das seguintes formas:

– o pagamento das prestações da propina;

– o pagamento das mensalidades de alojamento;

– a concessão de refeições;

– o apoio de transporte publico;

– a comparticipação de despesas inadiáveis de saúde;

– outros apoios em situação de emergência.

 

Os apoios de emergência são atribuídos pelos SASIPC, a fundo perdido ou a título de empréstimo, de forma total ou parcial, em função da situação do rendimento per capita do agregado familiar do estudante e da natureza do pedido.

 

Pedido de Apoio

Os pedidos de apoio, ao A2ES, são submetidos, mediante o preenchimento do:

 

Formulário para pedido de apoio A2ES

Para aceder ao formulário siga os seguintes passos:

1 – Autenticar-se no portal

2 – Aceder ao formulário

(O formulário só fica disponível após ter feito login)

 

Regulamento

REGULAMENTO N.º_886/2019, publicado no Diário da República n.º 220, de 15 de novembro de 2019