3.º Encontro Regional INOVC+ vai acontecer no INOPOL

O Politécnico de Coimbra, através do INOPOL Academia de Empreendedorismo, promove o evento de think tank “Cocriar para Valorizar o Território”.

A iniciativa, que terá lugar no dia 17 de novembro, entre as 9h30 e as 17h00, no auditório principal da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, tem como objetivo reunir diferentes stakeholders para promover a discussão sobre o contributo de cada um destes agentes para o desígnio da valorização do território. As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas através do link: https://cutt.ly/tMallHG

O evento decorre no âmbito dos Encontros Regionais INOVC+, e, à semelhança dos mesmos, reunirá diferentes stakeholders e individualidades com expertise da área da transferência do conhecimento científico e tecnológico. O objetivo é promover a reflexão e a antecipação do futuro, em diferentes áreas e domínios científicos, através de uma análise e debate sobre as tendências da I&D, oportunidades e riscos, possibilitando ainda a definição e desenho de orientações estratégicas para a promoção da valorização e aplicação dos resultados de I&D na criação de valor e na promoção de um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável da Região Centro.

O programa da iniciativa inclui painéis de debate e momentos de networking, com a participação de diferentes entidades, nomeadamente, academia, municípios, empresas, organismos públicos, ecossistema empreendedor e centros de interface tecnológico, com vista à reflexão em torno de temas como “A importância da criação e afirmação de marcas territoriais”, “Investigação, ciência e tecnologia ao serviço do Território”, “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Territorial” e o papel do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) enquanto instrumento estratégico para o desenvolvimento, competitividade e capacitação dos territórios.

Para além do Think Tank, o evento inclui uma Mostra de Resultados de I&D+I dedicada aos projetos de investigação desenvolvidos no Politécnico de Coimbra, com o objetivo de promover tecnologias, produtos e serviços inovadores e assim potenciar o estabelecimento de novas parcerias estratégicas.

A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e será protagonizada por Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra e Jorge Brandão, vogal executivo do Centro 2020.

Segue-se, pelas 10h30, o primeiro painel, com o tema “A importância da criação e afirmação de marcas territoriais”, moderado por Érica Castanheira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra. A reflexão conta com Nuno Pomar, da CIM da Região de Coimbra, Suzana Menezes, da Direção Regional da Cultura do Centro, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro de Portugal e Cristóvão Monteiro, do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial.

Após uma pausa para networking e coffee-break, pelas 12h00, tem lugar o segundo painel, onde é abordada a temática “Investigação, Ciência e Tecnologia ao Serviço do Território”, que conta com moderação de Marta Henriques, directora do i2A – Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, e intervenções de Diogo Gomes Araújo, da ANI – Agência Nacional da Inovação, João Nunes, do CECOLAB – Laboratório Colaborativo para a Economia Circular, Sofia Knapic, do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e Catarina Gomes, da CBR Genomics.

No período da tarde, pelas 14h30, está marcada uma visita à Mostra de Resultados de I&D+I. Posteriormente, pelas 15h00, tem lugar o terceiro painel do evento, sobre a temática “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Territorial”, com moderação de Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra. O painel é composto pelos oradores José Vale, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Rogério Hilário, do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro, Paulo Santos, da IPN Incubadora e João Bernardo Parreira, da start-up The Loop Co.

Pelas 16h00, segue-se a comunicação do Keynote Speaker, Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR.

A sessão de encerramento acontece pelas 16h45, sendo protagonizada por Sara Proença, diretora do INOPOL.

O evento enquadra-se nas atividades do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Pode consultar o programa aqui: CVT_Programa