Academia Ubuntu ajuda jovens a desenvolver capacidades de liderança

O Politécnico de Coimbra integra a Academia Ubuntu Coimbra, uma rede colaborativa informal constituída por seis instituições, vocacionada para desenvolver nesta região a metodologia Ubuntu, a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala.

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal criado em Portugal há 10 anos, pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira, com grande reconhecimento internacional, distendendo-se por 16 países, em quatro idiomas, por mais de 170 organizações, envolvendo mais de 10.000 participantes e formadores.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, que valoriza a interdependência e a solidariedade. Assim, a filosofia Ubuntu propõe que cada um aprenda a descobrir-se, a si e ao outro, comunicando, relacionando-se, preservando e potenciando a singularidade de cada um. Com o objetivo de capacitar jovens para uma ética do cuidado, onde cada um se considere responsável por cuidar de si, dos outros e do planeta, para a construção de pontes e para o serviço, a Academia de Líderes Ubuntu funda as suas raízes nesta filosofia e propõe-se inspirar jovens de todo o mundo para a importância da comunidade, da comunicação, da empatia e do trabalho em colaboração.

Inspirada por estes valores, em 2019 foi fundada a Academia Ubuntu Coimbra, que visa contribuir para desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, disponibilizando aos jovens da região de Coimbra, e em particular aos que se encontram ligados às seis instituições signatárias (ver caixa). Segundo João Lobato, administrador dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC), os parceiros têm “o propósito comum de co-construir um futuro melhor, mais tolerante, mais respeitador da riqueza da diversidade humana e a convicção que cada um de nós pode ser um líder servidor, na sua escola, bairro, freguesia, cidade ou profissão. Estar ao serviço da comunidade e aprender a estar ao serviço foi por todos reconhecido como uma aprendizagem fundamental para os atores do mundo de hoje e amanhã”.

A primeira formação Ubuntu realizou-se em Coimbra, em março/abril de 2019, a que se seguiram várias ações que abrangeram toda a comunidade académica. Em concreto realizou-se uma ação de formação de formadores que integrou 24 animadores representando cinco entidades de Coimbra; duas academias para jovens, em abril e em outubro de 2019, onde participaram mais de 40 estudantes; a participação em eventos nacionais e internacionais como a Comemoração do Dia Mandela, na Fundação Calouste Gulbenkian, em julho de 2019, o evento Ubuntu Leaders World E-Summit, a 16 de maio de 2020, com membros de 18 países, e o Mandela Bridges World E-Summit, em julho de 2020, que juntou a Academia de Coimbra na ponte pedonal Pedro e Inês, numa homenagem a Nelson Mandela como construtor de pontes.

Parceiros criam Academia Ubuntu Coimbra

A 20 de maio de 2019 assistiu-se à assinatura do Memorandum da criação da Academia de Líderes Ubuntu de Coimbra pelos seis parceiros:

• o Politécnico de Coimbra
  • a Universidade de Coimbra
  • a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • o Instituto Universitário Justiça e Paz
  • a Cáritas Diocesana de Coimbra
  • o IPAV – Instituto Padre António Vieira

Nova Academia Ubuntu inicia em fevereiro de 2021

A próxima Academia Ubuntu para estudantes do Ensino Superior de Coimbra será inteiramente em ambiente digital, e vai decorrer durante cinco sábados, entre os dias 13 de fevereiro e 13 de março. As inscrições abrem em breve.

Testemunhos Ubuntu

Helena Moura

(Psicóloga SASIPC)

Como psicóloga considero esta formação verdadeiramente inspiradora e transformadora, de tal forma que, imersos na filosofia Ubuntu, a magia acontece e os sonhos tornam-se reais.

Catarina Neves

(Psicóloga SASIPC)

Esta formação conduz-nos, pelo mundo interior e relacional, à (re)descoberta do propósito de vida. Diariamente, a filosofia Ubuntu convoca-me a SER co-construtora de um mundo melhor.

João Gouveia

(Professor)

Enquanto docente, procurava metodologias de ensino para formar bons engenheiros. Ubuntu permitiu procurar metodologias de aprendizagem para formar boas pessoas para exercer engenharia visando o benefício coletivo.

Joana Lobo Fernandes

(Professora)

A nível profissional, e enquanto docente, a formação Ubuntu trouxe uma enorme esperança na humanidade e no futuro e uma mensagem que deve ser partilhada.

Diana Costa

(Estudante)

Uma experiência mágica e inigualável. Participar na Academia de Líderes Ubuntu veio trazer à minha vida o verdadeiro significado da expressão “eu sou porque tu és”.

João Pedro Sousa

(Estudante)

A 2.ª academia Ubuntu é algo que levarei para sempre comigo. Ensinou-me a construir pontes em vez de muros. Ensinou-me o que é ser Humano.

in Jornal do IPC n.º 9