Associações de Estudantes ativas durante a pandemia

As associações de estudantes (AE) das escolas e institutos do Politécnico de Coimbra reinventaram-se para continuar a sua missão junto dos alunos.

Num primeiro momento, foi necessário informar os estudantes sobre as principais decisões emanadas pelos órgãos dirigentes do IPC e das Escolas e fazer um levantamento das condições dos estudantes para frequentarem as aulas à distância, no que diz respeito a equipamentos informáticos, cobertura de rede de internet e ambiente familiar. Foram realizados inquéritos junto dos estudantes e dadas respostas aos casos mais pertinente. A questão da saúde mental dos estudantes também foi uma das preocupações manifestadas pelas AE, que fizeram chegar às suas comunidades inquéritos e/ou informação sobre esta matéria.

Se a divulgação de iniciativas e informação de interesse, como oportunidades de estágios e de emprego, já era feita através de e-mail e das redes sociais, muitos eventos que estavam previstos acontecer foram adiados ou adaptados a um novo formato.

A AEISCAC desenvolveu a nova edição do “Política para Jovens”, com transmissão em direto no ‘, realizou um torneio de CS:GO, transmitido na plataforma Twitch, e um workshop gratuito intitulado “How To Get The Job”. Divulgou ainda um treino para a quarentena através das redes sociais, com os exercícios exemplificados pelo vice-presidente de Desporto, João Catarino, e todas as semanas publica online vídeos das atividades que os elementos das secções realizam ao longo do período de isolamento.

A AEESAC promoveu um torneio de videojogos online, e no que respeita aos núcleos desportivos da AE, estes mantiveram os treinos online, com o objetivo de manter a atividade e a condição física dos associados da AEESAC. Neste ponto, destaca-se a atividade desenvolvida pelo Núcleo de Rugby. Participou também numa ação de divulgação da oferta formativa da ESAC junto dos Jovens de Tábua, através da Associação Tábua XXI, e a divulgação aos estudantes de atividades já para o próximo semestre no âmbito do insucesso e abandono escolar.

A AE-ESTeSC adaptou a iniciativa Semana da Sustentabilidade a um formato online. A ação teve como objetivo dar aos estudantes ferramentas e consciencializá-los para a importância de preservar “aquela que é a casa de todos nós”, abordando assuntos como moda e alternativas sustentáveis para cosméticos e produtos de limpeza. Realizou também um workshop de Inteligência Emocional e Mindfulness com a psicóloga Catarina Gonçalves. Criou ainda uma conta de Spotify (https:// sptfy.com/aeestesc) para partilhar algumas playlists temáticas com os estudantes, com os sugestivos nomes Artistas de Banheira, Relaxa à Camões ou Resumos Power, partilhou receitas e celebrou dias temáticos nas redes sociais.

A AEESEC realizou o concurso “Design 40 ANOS AE ESEC”, que consistiu na realização de um design criativo de uma sweat-shirt sobre o tema da comunidade esequiana e da tradição de Coimbra. O vencedor do concurso foi o Duarte Antão, aluno de Arte e Design. Em maio a associação realizou várias atividades: GrowUp Talks – ainda várias conferências sobre SoftSkills e outras temáticas importantes no ingresso no mercado de trabalho, aulas de fitness online para promover a prática de exercício físico, com Daniela Almeida, aluna do curso de Desporto e Lazer, e partilhou publicações sobre saúde mental, sobre o projeto solidário “ O sorriso do Afonso”, e alusivas aos 40 anos da AE.

Já a AE ISEC, ao longo do mês de maio, iniciou o torneiro interno de E-sports para dinamizar a comunidade estudantil, entre outras atividades.