Ginásio de Bencanta reabre e regressam eventos desportivos competitivos da FADU com modalidades consideradas de baixo risco

No contexto da pandemia COVID-19, e depois de uma primeira fase em que se encerraram os espaços de prática e se suspenderam as atividades desportivas, o Politécnico de Coimbra (IPC) reinicia alguns dos programas de atividade desportiva, embora com várias condicionantes, dada as exigências de segurança sanitária impostas pelas autoridades de saúde.

De acordo com Sérgio Damásio, diretor desportivo da instituição, foram realizadas algumas adaptações nas instalações desportivas e das condições em que decorriam as atividades, para cumprimento das recomendações da DGS. A adaptação das orientações da DGS às características e capacidade dos espaços de prática desportiva do IPC limitam o acesso, pela redução da capacidade de carga instantânea e diária, não devendo, segundo o responsável, ser invocado como motivo para não se praticar atividade física e desportiva regular. “Apesar das dificuldades, é preciso dar um sinal à comunidade de que estamos ativos e que a atividade física é essencial para o bem-estar da sociedade e da comunidade IPC”, refere Sérgio Damásio, apelando aos estudantes do Politécnico de Coimbra que continuem a praticar as atividades físicas e desportivas da sua preferência, adotando as medidas de autoproteção necessárias, como o distanciamento social.

Assim, e no âmbito do Subprograma IPC_Active, em outubro as atividades desportivas são retomadas no Ginásio de Bencanta, situado na Escola Agrária. É permitido o acesso ao mesmo, nesta fase, apenas para a realização de atividades de cardiofitness e de musculação, respeitando as orientações da DGS, para ginásios e academias. As atividades serão enquadradas pelo técnico de exercício físico afeto ao Gabinete de Desporto do IPC, presente no local.

O acesso ao ginásio é, por enquanto, gratuito para estudantes e trabalhadores docentes e não docentes do IPC, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 17h00 às 20h00. A inscrição é presencial e obrigatória, devendo para o efeito preencher uma ficha de inscrição e assinar o respetivo termo de responsabilidade.

COMPETIÇÕES DA FADU EM 2020

No que diz respeito às modalidades desportivas, a primeira versão do Calendário Oficial de Eventos da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para a época 2020/2021 já se encontra disponível no respetivo portal, contemplando apenas competições calendarizadas até final de 2020. Apenas serão realizadas, nesta fase, as modalidades desportivas consideradas de baixo risco pela DGS, conforme a orientação 036/2020 de 25/08/2020 – Desporto e Competições (consultar o documento em https://www.fadu.pt/files/outros/calendario/FADU_Calendarizacao2020-21_DocumentoOrientador.pdf). São exemplos de atividades consideradas de baixo risco o atletismo, o ciclismo, a natação, o padel, o triatlo, o ténis, entre outras.

Contacta a tua Associação de Estudantes para mais informações sobre as modalidades disponíveis e participa no Desporto Universitário.

ESTUDANTE ATLETA

Os estudantes podem requerer o Estatuto de Estudante Atleta do IPC até dia 15 de novembro de 2020, dada a prorrogação do prazo para o efeito. O Estatuto de Estudante Atleta pode ser obtido por qualquer estudante que represente o Instituto Politécnico de Coimbra ou a sua Associação de Estudantes (AE) em competições desportivas da FADU, ou que, por reconhecido mérito desportivo, cumpra os requisitos de elegibilidade previstos no estatuto. Para mais informações, deve consultar a página do IPC https://www.ipc.pt/viver/desporto/estudante-atleta/.

In Jornal do IPC n.º 8