IPC adere à plataforma online EUROPASS

No contexto da crescente transformação digital e adoção de práticas sustentáveis e amigas do ambiente, o Politécnico de Coimbra aderiu à plataforma online Europass que passará a estar disponível para todos os seus estudantes. O Europass, uma ação da Agenda de Competências para a Europa, representa um dos principais instrumentos da União Europeia relacionados com as competências e as profissões. Trata-se de uma plataforma online que disponibiliza aos indivíduos e organizações ferramentas interativas e informações sobre oportunidades de aprendizagem, quadros de qualificações, orientação, informação estratégica sobre competências, ferramentas de autoavaliação e documentação de aptidões e qualificações, e conectividade com oportunidades de aprendizagem e emprego.

No quadro de funcionalidades disponibilizadas pelo portal, o Curriculum Vitae (CV) Europass é o mais utilizado na Europa e representa uma ferramenta digital fundamental para a inserção no mercado de trabalho internacional. O CV Europass inclui um conjunto de documentos digitais criados para destacar as qualificações e habilitações de modo a estas serem facilmente compreensíveis em toda a Europa. Os quatro documentos que constituem este CV digital normalizado na Europa permitem demonstrar de forma clara e transparente os conhecimentos académicos, profissionais ou linguísticos dos seus titulares em todo o território europeu e são constituídos por um documento de natureza individual e três de carácter institucional, a emitir por entidades competentes. O documento a título individual – Europass Curriculum Vitae – permite registar todos os detalhes ao nível da educação e formação, experiência no mercado de trabalho, capacidades e competências pessoais.  O Europass Mobilidade, o Europass Suplemento ao Certificado e o Europass Suplemento ao Diploma constituem os três documentos a emitir por entidades competentes em articulação com o Centro Nacional Europass. O Europass Mobilidade regista os períodos de mobilidade internacional realizados em qualquer país europeu enquanto o Europass Suplemento ao Certificado é aplicável a todos os que possuam um certificado de educação e formação profissional e é emitido pelas respetivas entidades de formação. O Europass Suplemento ao Diploma é emitido em nome dos titulares de diplomas do ensino superior, em conjunto com o certificado ou diploma do grau obtido, e tem como objetivo complementar as qualificações académicas de nível superior com informação detalhada sobre as atividades relevantes que foram desenvolvidas ao longo do percurso académico, mas que não são parte integrante da estrutura curricular do curso.

Todas as funcionalidades do portal Europass podem ser exploradas pelos estudantes e, numa primeira fase, as relações internacionais do IPC irão disponibilizar o documento Mobilidade Europass aos beneficiários Erasmus+ que realizem estágios internacionais como recém-diplomados certificando, deste modo, o período de mobilidade de estágio realizado num país europeu.

De acordo com Maria João Cardoso, pró presidente para as relações internacionais, “a capacitação digital representa uma prioridade crucial na prossecução dos objetivos do Espaço Europeu de Educação e a área das relações internacionais está na linha da frente da ação com a implementação de projetos europeus decisivos para a digitalização do ensino superior, como sejam o Erasmus Without Paper  (EWP) ou o European Student Card (ESC). No Politécnico de Coimbra estamos alinhados com as metas europeias e a ligação à plataforma Europass é mais um dos elementos incluídos no processo de transição digital em curso na área das Relações Internacionais.”