IPC em parceria europeia inovadora de formação de professores numa nova abordagem STEAM

O Politécnico de Coimbra vai participar no projeto “STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation”, que pretende formar professores com vista a implementar uma abordagem STEAM nas escolas.

O modelo STEAM integra as Artes às quatro áreas de ‘’ciências exatas’’: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Os programas STEAM visam provocar inovação junto dos alunos, ajudar a pensar criticamente e a usar a engenharia ou a tecnologia em projetos imaginativos ou abordagens criativas para problemas do mundo real enquadrados em estudos sociais.

O objetivo do ‘STEAMing Ahead’ é o desenvolvimento de um conjunto detalhado de recursos pedagógicos, educativos e baseados em investigação resultante de uma implementação em profundidade de uma abordagem STEAM. Estes recursos estarão então acessíveis às escolas dos países da União Europeia, parceiros e outros interessados.

O projeto Erasmus+ KA2 inicia brevemente e reúne, para além do IPC, o Colégio de Santa Eulália, em Santa Maria da Feira (coordenador do projeto), a Make it Pedagogical, do Porto, Istituto Comprensivo Battipaglia Salvemini, de Itália, Asociacion Empresarial de Investigacion Centro Tecnologico Del Mueble Y La Madera de La Region de Murcia, Espanha, Sincan Şehit Abdullah Büyüksoy Bilim Ve Sanat Merkezi, da Turquia e a Searchlighter Services Ltd, do Reino Unido. Ao longo de 27 meses, vão decorrer reuniões em cada uma das cidades de cada um dos parceiros, tendo início a reunião de arranque, em Santa Maria da Feira. O IPC é o responsável pela semana de formação, que acontecerá na Escola Superior de Educação, em julho de 2022.

O IPC está representado neste projeto pelos docentes da ESEC-IPC José Miguel Sacramento, docente coordenador do Projeto no IPC, e Marco Bento, docente coordenador geral do Projeto “STEAMing Ahead”. Segundo o investigador Marco Bento, um dos aspetos mais importantes deste projeto é “o facto de termos a oportunidade de liderar e delinear estratégias pedagógicas centradas na aprendizagem, centradas no professor, centradas no aluno, considerando a inovação pedagógica e as novas tendências educativas”. Além disso, acrescenta, o projeto vai permitir pesquisar Recursos Educativos Abertos apropriados que possam ser aplicados em sala de aula e atividades de ensino virtual. “Permite-nos organizar um conjunto de atividades artísticas e culturais de apoio ao currículo e ao propósito teórico das STEAM em Educação e realizar as tarefas editoriais e de produção necessárias para concluir a publicação de investigação científica e académica de valor e de contribuição para a Educação nacional”, explica o responsável.

A parceria considera que, depois das STEM já serem reconhecidas por terem um papel significativo no desenvolvimento educativo nos últimos anos, as STEAM farão parte, inevitavelmente, do desenvolvimento educativo nos próximos anos, acelerando a sua influência nas políticas públicas.

“A maioria das escolas pretendem trabalhar num ambiente STEAM, mas muitas ainda não reconhecem ou compreendem como a arte pode ser usada para adicionar uma dimensão extra à ideia das STEM para torná-la muito mais significativa. As sete instituições parceiras, todas ligadas à Educação e Investigação, representam partes interessadas no desenvolvimento educativo, e este projeto ajudará cada um a entender o potencial das STEAM em termos da sua própria pesquisa e atividade, e da aplicação do desenvolvimento profissional contínuo. Durante o projeto serão desenhados quadros metodológicos e serão preparados professores para uma nova abordagem STEAM, redefinindo currículos, recursos e processo de avaliação, num conjunto de publicações, guias e recomendações. Estas são áreas vitais para a parceria que abordaremos durante o projeto”, refere.

José Miguel Sacramento
Marco Bento