Politécnico de Coimbra duplica número de candidaturas ao Poliempreende

A 17.ª edição do Concurso Regional Poliempreende recebeu 51 ideias de negócio, cerca do dobro das candidaturas submetidas nas últimas duas edições, o que representa um universo de participantes superior a 150, sendo a larga maioria estudantes, mas também integram as equipas diplomados e professores.

Apesar das contingências resultantes da situação de pandemia, o Politécnico de Coimbra não hesitou em manter o concurso regional Poliempreende e todas as iniciativas previstas, tendo adaptado o formato ao digital e reajustado as datas, nomeadamente o prazo de apresentação de candidaturas, que terminou no dia 22 de abril.

Entre as 51 candidaturas recebidas, existem ideias de negócio oriundas das seis unidades orgânicas de ensino do Politécnico de Coimbra e equipas que agregam elementos de diferentes Escolas. Para Sara Proença, pró-presidente do IPC e coordenadora regional do Poliempreende, cumpre-se assim um dos objetivos desta iniciativa, que é “criar equipas multidisciplinares, capazes de potenciar sinergias entre as diferentes áreas do conhecimento e, assim, alavancar projetos empresariais de sucesso”.

O Poliempreende é um projeto em rede que envolve a comunidade académica do conjunto de instituições de ensino superior politécnico portuguesas e que conta com a parceria de diversos agentes do ecossistema empreendedor nacional. Tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e valorizando o conhecimento gerado em todos os que participam no concurso de ideias e planos de negócio. Segundo Sara Proença, ser empreendedor “é não desistir, é inovar, é agir, é encontrar soluções”, valores que são transmitidos aos estudantes através desta iniciativa, e que se afiguram particularmente relevantes num contexto tão adverso, em que o IPC procura demonstrar aos futuros profissionais que “os tempos de crise são tempos de enormes desafios, mas também de inúmeras oportunidades”, refere.

O Concurso Poliempreende engloba uma fase regional e uma fase nacional. A nível regional, o Politécnico de Coimbra promove um conjunto de iniciativas (sessões de sensibilização para o empreendedorismo, criatividade/inovação e geração de ideias, oficinas de capacitação para a elaboração do plano de negócio e mentoring) que culminam com o concurso regional. A próxima fase do Concurso Regional Poliempreende será a apresentação (pitch) da ideia de negócio ao júri, que irá realizar-se no dia 6 de maio, por videoconferência. O projeto vencedor (1º classificado) no Politécnico de Coimbra, irá concorrer a nível nacional com os vencedores apurados nos restantes parceiros da rede.

O Politécnico de Coimbra integra a rede Poliempreende desde a 5.ª edição do Concurso e conta com cinco vitórias a nível nacional, um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta.