Programa de Apoio Social Informático facilita acesso dos estudantes a equipamentos

PASI é um programa inovador e de apoio importante neste período de pandemia e aulas à distância

João Lobato, Administrador dos SAS-IPC, e Sandra Travassos, da Comissão de Gestão do PASI, explicam os principais objetivos deste programa.

O Politécnico de Coimbra tem à disposição dos estudantes o Programa de Apoio Social Informático (PASI), que disponibiliza equipamento informático a estudantes, carenciados ou não, através de um régime de empréstimo.

Os recursos tecnológicos informáticos são determinantes nas estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente o uso do computador como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, na organização da sua vida, assim como para a promoção da sua cultura digital.

Com base nestas premissas, pretende-se que com o PASI possa colocar à disposição dos estudantes do IPC a possibilidade no acesso rápido a equipamentos informáticos, nomeadamente aos que não tenham con dições financeiras para os adquirir, e que sejam fundamentais para o seu percurso académico.

O objetivo é, não só, dar resposta rápida e sem burocracias, no que respeita ao acesso a equipamentos informáticos, mas também, incentivar a sua reutilização mediante um sistema de empréstimo de curta ou média duração.

Segundo o administrador dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra (SASIPC), João Lobato, “tem-se verificado que existe efetivamente necessidade deste tipo de apoio pelos pedidos que nos têm sido dirigidos. Nesta fase da Pandemia, intensificou-se ainda mais o pico das necessidades dos nossos estudantes, tornando o PASI uma estratégia de apoio pertinente, apesar da sua recente criação em fevereiro deste corrente ano”.

O PASI assenta em vários princípios, nomeadamente o da equidade, disponibilizando equipamentos informáticos que, no seu conjunto, concorram para uma melhor dinâmica de trabalho e promovam uma autonomia responsável dos estudantes. São objetivos do PASI apoiar os estudantes, prioritariamente aqueles que apresentem carências económicas, combater o abandono e promover o sucesso escolar, e contribuir para a consolidação do percurso escolar e estímulo do reforço à qualificação académica dos estudantes.

Refere-se ainda que o empréstimo também poderá ser efetuado em casos de emergência, em que o estudante se encontre desprovido, temporariamente, de computador por avaria ou perda momentânea.

O Programa prevê alguns critérios de utilização de boas práticas para os estudantes poderem trabalhar de forma segura e o material informático poder estar sempre em condições de reutilização futura.

De acordo com Sandra Travassos, assistente social dos SASIPC e da Comissão de Gestão do PASI, neste momento, o pedido do(a) estudante é efetuado através de um simples requerimento enviado para os SASIPC, por e-mail (sas@pc.pt), submetido a deliberação final de uma Comissão de Gestão, após relatório inicial de uma assistente social dos serviços, com recurso a entrevista. A concessão do apoio pressupõe a assinatura de um Contrato de empréstimo entre o(a) estudante e os SASIPC, assegurando “algumas regras de boas práticas de conservação e manutenção dos equipamentos, assim como da observação de um conjunto de deveres por parte do estudante”.

É possível obter mais informações através da consulta da página https:// www.ipc.pt/ipc/acao-social/bolsas/programa-de-apoio-social-informatico-pasi/ ou do Regulamento do Programa de Apoio Social Informático (PASI) do IPC, Regulamento n.º 149/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, PARTE E, N.º 37, de 21 de fevereiro de 2020, pág. 391. Muito em breve, os Serviços de Ação Social vão ter à disposição dos estudantes mais carenciados do IPC uma bolsa de 20 novos computadores portáteis para empréstimo. Pretende-se ainda, e desde já, realizar uma campanha de angariação de computadores, novos ou usados, através da comunidade do IPC e de entre instituições empresariais da sociedade em geral, para aumentar a bolsa de reserva de oferta e chegar ao maior número de estudantes carenciados possível.