Licenciatura em Animação Socioeducativa (regime pós-laboral)

Objetivos do Curso

A licenciatura em Animação Socioeducativa (ASE) da Escola Superior de Educação de Coimbra tem como missão qualificar profissionais para assumir funções de criação, gestão e direcção de projectos e instituições, de formação de animadores, de coordenação de equipas educativas com projectos pedagógicos que se enquadrem em contextos de lazer, de aprendizagem e de formação e/ou de Desenvolvimento Local.
O curso funciona em seis semestres (cada um com 30 ECTS) podendo os alunos optar pela opção vocacional em Educação e Lazer ou Educação de Adultos e Desenvolvimento Local.
Os objetivos do curso são:
1. Qualificar profissionais para assumir funções de criação, gestão e direção de projetos e instituições, de formação de animadores, de coordenação de equipas educativas com projetos pedagógicos que se enquadrem em contextos de lazer, de aprendizagem, de formação e de Desenvolvimento Local.
2. Qualificar profissionais capazes de efetuar estudos que permitam analisar e compreender os contextos sociais e educativos como realidades dinâmicas e complexas sobre as quais poderão agir profissionalmente, a partir da responsabilidade inerente à sua condição de agente socioeducativo e a partir de abordagens participativas.
3. Qualificar profissionais de conceber, executar e avaliar projetos socioeducativos a partir de iniciativas empreendedoras, da captação de recursos e da criação de redes de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, que respondam a necessidades sociais, educativas e culturais de nível local, nacional e europeu.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO:
[09 – Geografia] ou [11 – História] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 40%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 604 – Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos) G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Técnico Superior em Desenvolvimento Local e Intervenção Comunitária;
Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural;
Gestor de Projectos Educativos e de Tempos Livres (com crianças e jovens);
Educador, formador e mediador de adultos;
Técnico Superior de Inclusão Social.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os objetivos de aprendizagem centram-se na aquisição e domínio de conhecimentos teóricos e técnicos, na capacitação dos estudantes para a análise crítica construtiva das realidades socioeducativas e na aquisição e desenvolvimento de competências que os permitam investigar e agir nesses contextos. Agrupam-se em:
1. Aquisição e domínio de conhecimentos. – Os estudantes têm de demonstrar conhecimento e compreender: os âmbitos e os princípios da animação sociocultural e socieducativa; os quadros teóricos, científicos e metodológicos de suporte à ASE; as problemáticas do desenvolvimento e da mudança social; o desenvolvimento psicológico e físico do ser humano, suas características e comportamentos; as tipologias de educação formal, não formal e informal, suas especificidades e potencialidades; as especificidades da aprendizagem em contextos de educação não formal e de lazer; a metodologia de investigação-ação, seus princípios, técnicas e instrumentos como base da intervenção socioeducativa; a metodologia de projeto, seus princípios, técnicas e instrumentos; os contextos de intervenção; os recursos locais como via de dinamização de projetos socioeducativos e culturais; a importância do património cultural e natural com via de realização de projetos socioeducativos;
2. Aquisição e desenvolvimento de competências e aptidões. – Os estudantes têm de desenvolver e demonstrar competências tais como capacidades para: articular os conteúdos teóricos com realizações e produções práticas de ASE; fundamentar as suas opções, realizações e avaliações de intervenção em ASE; conceber projetos que contemplem as fases de diagnóstico, planificação, implementação e avaliação, de forma participada, com intencionalidade educativa, de acordo com as necessidades e potencialidades dos destinatários e em áreas de intervenção diferenciadas; conceber, realizar e gerir atividades direcionadas a grupos específicos de destinatários; atuar na formação, gestão e desenvolvimento de equipas em contextos de trabalho; conceber, desenvolver, avaliar e apresentar um processo de investigação-ação e seus resultados; comunicar e apresentar projetos de ASE, os seus resultados e impacto na comunidade.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Animação Socioeducativa dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Educação de Adultos e Desenvolvimento Local