Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do curso tomam como referência os perfis de desempenho profissional definidos pelo DL no 240/2001 e DL 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o curso organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º CEB, visando, fundamentalmente, a formação de educadores/as e professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade no Jardim de Infância e no 1.ºCEB.
O Mestrado em EPE e 1ºCEB, engloba 4 componentes de formação:
i) A componente de formação educacional geral (FEG), com 12 ECTS, concretiza-se através de UC que visam genericamente o aprofundamento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes para o desempenho profissional nos contextos de Educação de Infância e do1.ºCiclo do Ensino Básico (1.ºCEB).
ii) A componente de formação na área de docência (FAD), com 18 ECTS, engloba 3 UC que visam o reforço da formação científica em domínios das áreas de conteúdo previstas para a Educação Pré-Escolar e para o 1.ºCEB;
iii) A componente de didáticas específicas (DE), com 36 ECTS, procura abranger conhecimentos didáticos, capacidades e atitudes relativas ao domínio em que se pretende a habilitação para a docência (EPE e 1.ºCEB),
iv) Finalmente, a componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 54 ECTS, concretizada através de UC que integram um estágio em Jardim de Infância e em escolas do 1.ºCEB, visa o aprofundamento de competências efetivas de intervenção educativa, através da mobilização dos conhecimentos científicos e dos saberes pedagógicos (desenvolvidos no 1.º ciclo de formação e aprofundados nas outras componentes de formação deste CE), considerados essenciais à condução de processos educativos fundamentados e intencionais. Visa, ainda, de forma explícita o desenvolvimento de competências de investigação educacional, que se pretende que sejam integradas pelo/a futuro/a educador/a como uma dimensão inerente à sua identidade e desempenho profissionais.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem ser admitidos ao mestrado os candidatos titulares de Licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os candidatos deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL. O acesso faz-se também conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Estatuto Profissional: Educadores de Infância e Professores do 1.ºCEB
Saídas Profissionais: Jardins de Infância, Creches, escolas do 1.ºCEB e outros contextos educativos/escolares

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em EPE e 1.ºCEB e a correspondente habilitação profissional para a docência nestes níveis do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem:
i) competências e conhecimentos no domínio da EPE e 1.ºCEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; ii) conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo da EPE e do 1.ºCEB, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar;
iii) competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças;
iv) aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede;
v) competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Prática Educativa I 20036054 24 Anual
Estudo do Meio I 20002562 3 1º S
Matemática I 20012719 3 1º S
Português I 20012487 3 1º S
Projeto de Arte e Expressões 20009238 9 1º S
Metodologia de Investigação em Educação 20000625 3 2º S
Pedagogia da Creche 20028491 3 2º S
Seminário Interdisciplinar 20035995 12 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Prática Educativa II 20036082 24 Anual
Didática da Matemática 20012815 3 1º S
Didática do Estudo do Meio 20002458 3 1º S
Didática do Português 20028283 3 1º S
Estudo do Meio II 20002573 3 1º S
Matemática II 20012747 3 1º S
Português II 20012550 3 1º S
Organização e Gestão Educacional 20028338 3 2º S
Seminário Interdisciplinar II 20036093 12 2º S
Opção (2º ano - 2º Semestre)
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicação e Animação de Grupos 20028437 3 2º S
Deontologia Profissional 20028373 3 2º S
Educação Especial 20028723 3 2º S
Problemas de Comportamento 20028474 3 2º S
Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação 20028701 3 2º S