Métodos de Ensino
Tendo em conta a tipologia T/P da UC o seu desenvolvimento implicará o recurso a metodologias que favoreçam a análise crítica e reflexiva, como análise de textos, documentos e vídeos, análise de casos práticos, análise conjunta de perguntas pedagógicas. Estas estratégias articular-se-ão com explanações para aprofundamento científico das áreas de conteúdo do programa.
Os/as estudantes poderão optar pela avaliação de frequência ou por exame. A avaliação de frequência compreenderá a realização de diversas tarefas ao longo do semestre e uma prova individual de avaliação de conhecimentos que ocorrerá no final do semestre. No caso dos/as estudantes que optem pela avaliação de frequência a classificação final será a média ponderada de: Qualidade da participação e das tarefas desenvolvidas ao longo do processo – 60%; Classificação obtida em prova de avaliação pontual – peso 40%.
Resultados de Aprendizagem
Nesta UC pretende-se que os/as estudantes aprofundem saberes teóricos e práticos relevantes para o trabalho em creche, capacitando-os/as para o reconhecimento da sua dimensão educativa e para a construção da ação pedagógica. No final da UC o/a estudante: – Identifica as características da intervenção educativa em creche – Distingue as especificidades pedagógicas e curriculares dessa intervenção – Conhece as conclusões relevantes da investigação acerca dos efeitos da creche – Conhece as orientações políticas nacionais e internacionais, e usa essa informação de forma crítica na análise e compreensão da realidade – Conhece os principais referenciais pedagógicos e curriculares, deles retirando orientações para a ação concreta em contexto de creche
Programa
1. A infância como construção social e o estudo do desenvolvimento.
2. Educação e Cuidados na primeira infância: Educar e cuidar na infância – definição de conceitos. A educação não parental e o estudo dos seus efeitos Os serviços de educação e cuidados para a 1ª infância – dados da investigação e orientações políticas a nível nacional e internacional
3. Pedagogia(s) da creche: Os programas de qualidade para as crianças pequenas Finalidades e intencionalização educativa em creche Referenciais pedagógicos para o trabalho em creche
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 60.0%
- - Frequência - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Burnett, N. (dir) (2007). Bases Sólidas: Educação e cuidados na primeira infância (Relatório conciso). UNESCO.
Carvalho, C. & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche: CRECHEndo com qualidade. Porto Editora.
Coelho, A. (2004). Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadores [Doctoral thesis, UA]. RIA – http://hdl.handle.net/10773/10856.
Coelho, A (2007). Repensar o campo da educação de infância. Revista Iberoamericana de Educación, nº44/3, 1-10 ME, & MTSS (2024). Orientações pedagógicas para a creche. Direção-Geral da Educação. Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e diversidade Porto Editora.
Tomás, C., Almeida, T., & Lino, D. (Orgs.). (2024). Entrelaçamentos sobre a Educação em Creche: Perspetivas, Olhares e Desafios. APEI.