Métodos de Ensino
No contexto do Seminário incluem-se:
– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;
– trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica;
– construção de instrumentos de observação/avaliação, de planos de atividades e de materiais pedagógicos;
– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio.
Na supervisão de estágio será feito uso de estratégias reflexivas como perguntas pedagógicas, observação e reflexão, análise de casos, narrativas e reflexões em grupo.
Avaliação contínua:
Relatório Final (prova pública) – 40.0% Prática Pedagógica (Seminário, Estágios, Dossiers Reflexivos de Estágio ) – 60.0%, com as seguintes ponderações: S [1/5], E [3/5] e DRE [1/5])
Resultados de Aprendizagem
No final do mestrado os/as estudantes deverão evidenciar as competências que fazem parte do perfil específico do Educador de Infância (Decreto-Lei n.º 241/2001, de 30 de Agosto de 2001), esperando-se, no términus desta UC, que o/a estudante demonstre concretamente que:
– Perspetiva a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utiliza a avaliação como regulador pedagógico.
– Levanta pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formula hipóteses de trabalho e projetos de intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.
– Age como construtor curricular, planificando a sua ação de forma a assegurar a participação das crianças.
– Define estratégias específicas para cada uma das crianças tendo em vista uma intervenção educativa diferenciada.
– Identifica-se como membro de uma comunidade educativa mais ampla
– Reconhece a formação como um processo contínuo e uma dimensão do desenvolvimento profissional
Programa
Os conteúdos específicos a abordar no Seminário organizam-se em 4 unidades temáticas:
1. Contextualização da Educação de Infância (0-6 anos): a. Análise dos normativos legais enquadradores; b. Identificação e análise das principais linhas de orientação curricular e pedagógica: i. Enquadramento das opções curriculares no quadro das Pedagogias para a Infância; ii. A Metodologia por Projetos
2. A Observação e a avaliação em EPE: a. A Avaliação como mecanismo regulador no processo de construção e no desenvolvimento das práticas e do Projeto de Estágio; b. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação; c. Análise e interpretação dos dados
3. A Construção Curricular e a intencionalização educativa: a. A construção curricular no quadro de modelos tipificados de EPE; b. Organização do ambiente educativo; c. Planificação da intervenção educativa; d. A planificação e a elaboração dos projetos na educação de infância.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Sarmento CoelhoMétodos de Avaliação
- - Prova pública - 40.0%
- - Prática Pedagógica (Seminário, Estágio, Dossier Reflexivo de Estágio ) - 60.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Cardona, M. J., Silva, I. D., Marques, L., & Rodrigues, P. (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).
Coelho, A., & Vale, V. (2017). Reflexões em torno do brincar em contextos de educação de infância. Revista Observatório, 3(6), 316-337.
Oliveira-Formosinho, J. & Gambôa, R. (orgs.), (2011). O trabalho de projeto na Pedagogia-em-Participação, Coleção Infância, 17, Porto Editora.
Silva, I. L. da, Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/ Direção Geral da Educação (DGE).
Vasconcelos, T. (Coord.) (2011). Trabalho por projetos na educação de infância: Mapear aprendizagens, integrar metodologias. Ministério da Educação e Ciência – Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.