Estudo do Meio e Didática do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico

Métodos de Ensino

As aulas desta UC são lecionadas por docentes de Ciências Sociais e de Ciências da Natureza, de modo a fomentar a análise, debate,
pesquisa e reflexão crítica e integrada sobre temáticas que mobilizem conhecimentos acerca da sustentabilidade e desenvolvimento, bem
como, da complexidade do ser Humano, nomeadamente nas dimensões biológica e cultural através do desenvolvimento e
acompanhamento de projetos dirigidos a crianças dos 6 aos 10 anos.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver uma perceção realista e consciente da situação do Planeta a fim de tomar e promover atitudes e compromissos responsáveis,
socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.
Reconhecer a diversidade humana e a complexidade do corpo nas suas dimensões e potencialidades biológica, social, cultural e histórica.
Analisar o enquadramento curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico (Estudo do Meio) em Portugal, confrontando-os com os de outros
países;
Aprofundar competências que promovam a construção integrada de saberes relativos às Ciências da Natureza e às Ciências Sociais;
Reconhecer a importância da necessidade de fundamentar as práticas educativas;
Conceber projetos na área do Estudo do Meio destinados a crianças dos 6 aos 10, mobilizando conhecimentos e competências de
História, Geografia, Ciências Físicas e Naturais através de metodologias que privilegiem aprendizagens e permitam às crianças um papel
ativo na construção dos seus saberes.

Programa

Desenvolvimento e Sustentabilidade
– Complexidade do Ser Humano
– Aprendizagens Essenciais para o 1º CEB na área do Estudo do Meio e outros documentos de referência nacionais e internacionais.
– A área do Estudo do Meio: i) localização no espaço e no tempo; ii) conhecimento do ambiente natural e social; iii) dinamismo das interrelações
natural-social.
– Trabalho por Projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico: articulação de saberes e práticas na área do Estudo do Meio.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Apresentação e discussão de documentos - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Allen, M. (2019). Misconceptions in primary science. Open Univ Press.
Cooper, H. (2018). History 5-11. A guide for teachers. Routledge.
Cooper, H. (Ed.) (2017). Teaching History Creatively. Routledge.
Clarke, P. (2012). Education for sustainability: becoming naturally smart. Routledge;
Diemer, A.; Marquat, C. (Dir.) (2016). Educação para o desenvolvimento sustentável. Desafios e controvérsias. Instituto Piaget
Domínguez Castillo, J. (2015). Pensamiento histórico y evaluación de competências. Editorial Graó.
Pozuelos Estrada, F. (2007). Trabajo por Proyectos en el aula: Descrípcíon, investigación y experíencias.Publicacions del M.C.E.P.
Roa, M. L. (2009). Environmental Sciences. Activities, ready-to-use Lessons, Labs & Worksheets for grades 7-12. 2nd Edition. Jossey-Bass
Rodrigues, A. V.; Teixeira, F.; Peixinho, J. P.; Silva, C. S.; Martins, I. P.; Sá, P.;Couceiro, F.; Vieira, R.M.; Vieira, C. T.. Conteúdos de apoio
ao ensino de ciências no 1º CEB: Corpo humano. Ilha Periscópio. 2022