Métodos de Ensino
As aulas serão de carácter teórico-prático e procurarão fomentar a participação ativa e a reflexão dos estudantes na aprendizagem e aprofundamento de conceitos e processos matemáticos, bem como de conhecimentos pedagógicos e didáticos. Recorrer-se-á, sempre que oportuno, a experiências e oportunidades educativas para desenvolver ideias matemáticas em contextos de Educação Pré-Escolar.
Os métodos serão diversificados e envolverão, entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas; aprendizagem colaborativa; práticas de aprendizagem exploratória.
A avaliação nesta unidade curricular será realizada pelos estudantes numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 8 valores (40%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotada de 0 a 5 valores (25%); uma reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame.
Resultados de Aprendizagem
MATEMÁTICA
1. Identificar, analisar e aprofundar o conhecimento especializado do conteúdo da Matemática a desenvolver na Educação Pré-Escolar.
2. Desenvolver processos de raciocínio matemático implementados na primeira Matemática.
3. Conhecer ideias matemáticas nucleares a serem fomentadas na Educação Pré-Escolar, dos tópicos: sentido de número, geometria, medida, padrões, representação e análise de dados.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
4. Identificar, analisar e aprofundar o conhecimento didático necessário para promover aprendizagens matemáticas na Educação Pré-Escolar.
5. Construir e analisar trajetórias de aprendizagem para o desenvolvimento de ideias centrais da Matemática na Educação Pré-Escolar, consistentes com as formas de pensar e desenvolvimento das crianças.
6. Desenvolver proficiência na implementação de experiências e oportunidades educativas que promovam ideias matemáticas: competências de orquestração, escolha e utilização de artefactos como mediadores de aprendizagens.
Programa
MATEMÁTICA
1. Raciocínio lógico-matemático nos primeiros anos.
2. Número e sentido de número: representações de número; “subitizing”; contagem oral; contagem de objetos; comparação; ordenação; estimação; emergência das operações aritméticas.
3. Geometria: pensamento espacial; formas; composição e decomposição de formas; operações com formas.
4. Medida: grandezas (comprimento, área, volume, massa, ângulo); medição de grandezas.
5. Padrões.
6. Organização e análise de dados.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
7. Perspetivas sobre o conhecimento didático para promover a aprendizagens dos tópicos matemáticos explorados.
8. Planificação de trajetórias de aprendizagem para promover ideias matemáticas dos diferentes tópicos.
9. Experiências educativas e artefactos no desenvolvimento de aprendizagens matemáticas.
10. Avaliação de experiências e oportunidades educativas envolvendo aprendizagens matemáticas.
Docente(s) responsável(eis)
Catarina Maria Neto da CruzMétodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Mini Testes - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Reflexão individual - 5.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
-Castro,J.,& Rodrigues,M.(2008).Sentido do número e organização de dados-Textos Apoio Ed. Inf. DGIDC
-Clements, D.,& Sarama,J.(2014). Learning and teaching early Math-Learning trajectories approach.Routledge
-Ginsburg,E., Cordero,H., Curran,M., Manlapig,L.,& Morgenlander,M. (2008). The essence of early childhood mathematics education and the professional development needed to support it. In A.Dowker(Ed.), Mathematical difficulties:Psychology, neuroscience and interventions(pp. 59-83).Elsevier
-Heuvel-Panhuizen, M.,& Buys,K.(2005). Young children learn measurement and geometry. Sense Publ.
-Manfield,H., Pateman, N.,& Bednarz, N.(1996). Mathematics for tomorrow´s young children. Kluwe Academic Library
-Mendes, M.,& Delgado, C.(2008). Geometria-Textos Apoio Ed. Inf.DGIDC
-Muñoz-Catalán, M.F.,& Yáñez, J.(2018). Didáctica de las Matemáticas para maestros de Educación Infantil.Ed. Paraninfo
-Silva,I., Marques,L., Mata,L.,& Rosa,M.(2016).Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.ME