Projeto @GIR arranca no terreno

O projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional é dinamizado pelo Gabinete de Interface com a Comunidade do Politécnico de Coimbra, está localizado na casa cor-de-rosa na mata da ESAC e tem o objetivo de criar uma ligação de proximidade com os territórios, sobretudo os territórios de baixa densidade.

Desde o arranque do projeto durante no mês de abril, o Politécnico de Coimbra dispõe de espaços de atendimento nos vários territórios protocolados que vão ser dinamizados pela equipa do @GIR, que pretende representar, no terreno, todas as valências do Politécnico de Coimbra, desde o seu potencial de transferência de conhecimento e desenvolvimento ID&I, à formação nas várias áreas.

O projeto @GIR representa uma estratégia de ligação ao território e tem como responsável Érica Castanheira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, responsável pela área de interface com a comunidade. Integram a equipa Joana Ramos, coordenadora do Gabinete de Interface com a Comunidade e uma equipa multidisciplinar constituída por oito elementos de várias áreas que vão desde a engenharia, à gestão, comunicação, florestas e ambiente. Toda a equipa irá atuar em três eixos principais: em primeiro lugar, a promoção de uma Cultura de Inovação, fomentando a formação, a requalificação profissional, a transferência de conhecimento e o debate. O segundo eixo será o @GIR no Terreno, através da promoção de iniciativas para a identificação e resolução de problemas específicos, da criação de uma rede de voluntários que possam atuar no terreno e da qualificação regional que promova os atributos da região. Por fim, a Rede @GIR pretende desenvolver eventos de networking para partilha de ideias e boas práticas de inovação regional, gerando a oportunidade dos empreendedores e empresários beneficiarem de financiamento para desenvolver as suas ideias. Estes eixos pretendem criar um canal de comunicação eficaz e eficiente para ligação do Politécnico de Coimbra à região.

Sessões de apresentação nas escolas

O projeto tem vindo a promover sessões de apresentação abertas à comunidade académica nas seis Unidades Orgânicas do Politécnico de Coimbra. As sessões de apresentação decorreram na ESEC (9 de maio), na ESTeSC (10 de maio), na ESAC (13 de maio), no ISCAC (16 de maio) e no ISEC (18 de maio). Na ESTGOH será realizada sessão no dia 25 de maio às 16h00.

Estas sessões pretendem dar a conhecer o projeto @GIR à comunidade do Politécnico de Coimbra, nomeadamente os seus objetivos, o seu potencial e a sua equipa, de forma a criar canais para o envolvimento da comunidade académica com o Projeto.

Para garantir melhores resultados, para além das Escolas, o projeto @GIR atua no terreno em estreita ligação com o INOPOL – Academia de Empreendedorismo, com o Instituto de Investigação Aplicada (i2A) e com o Centro Cultural do Penedo da Saudade para a promoção da cultura e das artes.

Nesta fase, o projeto @GIR conta com sete municípios protocolados, sendo eles, Arganil, Castanheira de Pera, Lousã, Miranda do Corvo, Mortágua, Oliveira do Hospital e Soure. A dinâmica do projeto pretende chegar a todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

No âmbito do projeto @GIR, decorreram já diversas reuniões de preparação do arranque do projeto no terreno, na CIM-RC, com todos os municípios protocolados da CIM RC. No dia 18 de abril decorreu a reunião de arranque no Município de Castanheira de Pera, onde estiveram presentes elementos do projeto @GIR, bem como, Manuel Rebelo, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera para uma primeira abordagem de coordenação e logística do projeto no Município.

In Jornal do IPC n.º 25